Projeto Trânsito
Legal
Dados de Identificação
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Che Guevara
Professores: Ana Joaquina da Cruz Gomes
Patrícia
Soares Gonçalves Roselma Figueiredo Giozza
Público Alvo: Educação Infantil
e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental. Turmas: Pré-Escola, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano.
Ano letivo: 2021
Período: 02 semanas
Justificativa
A semana nacional
do trânsito é comemorada de 18 á 23 de setembro, independente de onde moramos o trânsito
faz parte de nosso dia a dia, sendo essencial
que as crianças conheçam suas regras e corram o menor risco possível
diante deste. Sendo assim
justifica-se a necessidade do presente projeto sobre o tema para trabalhar em sala
de aula.
Objetivo Geral
Conscientizar os alunos, quanto à
segurança de automóveis e pedestres, para que
fiquem mais atentos e possam se
locomover com mais segurança.
Objetivos Específicos
·
Identificar as principais causas de acidentes
no trânsito;
·
Interpretar placas de sinalização;
·
Construir um semáforo na sala de aula para reconhecimento das cores e seus significados;
·
Construir um jogo da memória com placas de sinalização, para desenvolver a percepção e memória dos alunos.
·
Construir placas de trânsito para montagem de um mural na escola;
·
Reconhecer as cores
do trânsito;
·
Trabalhar virtudes como:
tolerância, paciência, atenção
e responsabilidade;
·
Utilizar diferentes linguagens (artística, corporal, oral e escrita) e brincadeiras para desenvolver
atividades relacionadas ao trânsito;
·
Favorecer atitudes que visem à segurança
individual e coletiva
para a construção de um espaço público
democrático;
·
Ler e interpretar diversos
tipos de linguagens textuais, como escritos,
desenhos e historias em quadrinhos.
Metodologia:
O projeto será desenvolvido de forma presencial e remota pelos alunos da Educação
Infantil e Anos Iniciais da escola municipal Ernesto Che Guevara, as atividades remotas
serão enviadas através de apostilas
e vídeos nos grupos de whatsapp.
Nas atividades presenciais será
realizada leitura de textos e placas de trânsito, construção de placas e semáforos, assistir
vídeos, construção de escritas e desenhos.
Na escola serão realizadas atividades
lúdicas, com circuitos imitando o trânsito no
pátio da escola.
A organização de rodas de conversa
para discutir o tema.
Culminância:
O encerramento do projeto será a
colocação de placas na estrada que levam até a
escola.
Avaliação
A avaliação do projeto será através da
observação diária das atividades realizadas pelos
educandos em sala de aula e pelas apostilas desenvolvidas pelos alunos que
estão na modalidade remota.
Será considerada satisfatória se os educandos desenvolverem as atividades com interesse e participação efetiva.
Anexos
Fotos das atividades desenvolvidas durante o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário