PRÊMIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 2022- EDUCAÇÃO INFANTIL



 PROJETO 1

A construção do saber matemático na Educação Infantil


PROFESSORA MARIA BEATRIZ MADRUGA- E. M. E. F. CAROLINA ANÁLIA MORAIS SAIS.

INTRODUÇÃO

 

É 1...È 2...É 3...

A matemática pode ser muito divertida se introduzida de forma lúdica e concreta.

Quando se é trabalhado o raciocínio lógico desde a infância, contribuímos para o desenvolvimento de competências e habilidades que serão utilizados em toda trajetória educacional, social e pessoal da criança.

Quando despertamos na criança a curiosidade propondo desafios, essas crianças passam a compreender que a matemática e demais disciplinas fazem parte do cotidiano e esse processo contribui para se tornarem adultos reflexivos e críticos.

Os números estão nas portas das casas, nas placas dos carros, no dinheiro, nos calçados, nas etiquetas das roupas, nas páginas dos livros, na televisão. Presente em quase todos os lugares, eles certamente despertam a curiosidade das crianças e quando elas começam a socialização com os demais familiares na participação de notícias em geral e a qualquer assunto que a faça pensar, raciocinar, contar utilizando números e formas, estando presente também em outras situações cotidianas dos pequenos como9 por exemplo colocar areia no pote (noção de medida).ajudar o professor na distribuição do material na sala (noção de quantidade),bem como bebês se movimentando (noção de espaço).


JUSTIFICATIVA

 

 

O eixo principal do referido Projeto fundamenta-se em discutir e destacar a importância do ensino da Matemática através do lúdico na Educação Infantil. A matemática é fundamental na nossa vida e, se não trabalhada desde cedo de forma divertida, pode ser a causa de grande parte de repetências no futuro. As brincadeiras para o aprendizado da matemática devem ser dirigidas e ter finalidades, desenvolvendo, assim, capacidades importantes como a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção.

Neste sentido, conclui-se que é na Educação Infantil que é instigado na criança o alargamento do pensamento lógico por meio de atividades diversificadas, construídas dia a dia.


OBJETIVO ESPECÍFICO

 

 

§  Estabelecer a aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como: contagens, relações espaciais,etc., reconhecendo e valorizando os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas essenciais no seu dia a dia.

 

 

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

·         Reconhecer e identificar os números;

·         Elaborar conceitos numéricos a partir das hipóteses levantadas;

·         Perceber a importância da matemática em atividades informais como contagens, emparelhamentos, adição e subtração

·         Compreender a importância dos números em nosso dia a dia, bem como os mesmos se fazem presentes em situações diversas.

·         Criar oportunidades para as crianças pensarem e resolverem problemas;

·         Valorizar a utilização dos jogos no ensino da matemática (pois eles não apenas divertem mas também geram conhecimento e despertam o interesse das crianças),diminuindo bloqueios apresentados pelos alunos.

·         Utilizar a linguagem oral para expressar opiniões, ideias, interagindo com o grupo;

·         Manipular diferentes objetos e materiais;

·         Observar imagens diversas a fim de identifica-las e interpretá-las;

·         Criar trabalhos de arte através da produção gráfica

·         Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional;

·         Despertar a curiosidade para aprender e se apropiar das regras que envolvem os jogos;

·         Utilizar a contagem oral;

·         Familiarizar-se com s escrita, desenvolvendo o traçado de letras e números

·         Utilizar comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;

·         Brincar com os números nas diversas situações apresentadas, reconhecendo-os e quantificando-os.


DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

 

 

Estimular a criança a ter interesse pelo raciocínio lógico e a matemática cotidiana.


METODOLOGIA

 

 

De maneira bastante lúdica, através dos jogos matemáticos, músicas e brincadeiras, vamos trabalhar para a construção do aprendizado da criança e procurar desenvolver sua capacidade de pensar com os materiais presentes durante a execução do projeto, desenvolvendo situações e envolvendo a matemática no dia a dia, propiciando o conhecimento dos números, das cores, das formas geométricas, bem como noções de espaços e formas.

O professor de Educação Infantil deverá ser sempre estimulador para com seus alunos, desenvolvendo, desta forma, a auto- confiança da criança ao se depararem com problemas e desafios, usando a criatividade explorando e ampliando o conhecimento delas.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carolina Anália Moraes Sais do Assentamento Bamburral, estão tendo a oportunidade de vivenciar a matemática cotidiana de uma forma lúdica e envolvendo, fazendo despertar uma paixão pelo seu aprendizado.

Portanto, percebe-se que o lúdico é uma excelente ferramenta para tal, trazendo positividade nos objetivos propostos.


REFERENCIAL TEÓRICO

 

 

Segundo Virgulino (2014 )

 

 

“Na Educação Infantil., o trabalho com noções matemática deve atender, por um lado, as necessidades da própria criança a construir conhecimentos eu incidam nos mais variados domínios do pensamento e , por outro, preciso corresponder a uma necessidade social de melhor instrumentalizá-la para viver,participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos

e habilidades,’’ (VIRGULINO,2014,p. 78).

 

 

SALLES,2012) afirma que:

 

 

‘’ Aprende-se e ensina-se por meio de experiências e nas relações que se estabelecem na escola. E isso se dá de forma planejada e não algo que acontece de qualquer jeito.” (SALLES;FARIA,2012)

 

 

A construção do número na Educação Infantil é um processo eficiente que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de despertar a curiosidade dos educandos e professores, através de problemas e desafios,

Trabalhar a matemática na Educação Infantil é tarefa essencial à todos os professores que educam os pequenos, pois ela oferece benefícios ao desenvolvimento cognitivo das crianças, potencializando o raciocínio lógico e a trabalhar a capacidade de criação.

 

 

Conforme LORENZATTO ( 2008,p1)

 

 

‘’ A exploração matemática pode ser um bom caminho para favorecer o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança. Do ponto de vista do conteúdo matemático, a exploração matemática nada mais é do que a primeira aproximação das crianças, intencional e direcionada ao mundo das

formas e quantidades.’’

Desde muito pequenas, as crianças entram em contato com grande quantidade e variedade de noções matemáticas, ouvem e falam sobre números, comparam, agrupam, separam, ordenam e resolvem pequenos problemas envolvendo operações, acompanham a marcação do tempo feita pelos adultos, exploram e comparam pesos e tamanhos.


As crianças podem aprender matemática brincando por meio de jogos de dominó, imitação, memória e tabuleiro, por exemplo, que tornam a manipulação dos números mais divertida. Além disso, os professores também podem incluir músicas e brincadeiras de pular amarelinha ou corda, desenhar figuras geométricas e fazer mímica.

Os conteúdos devem ser trabalhos na Educação infantil de modo onde a criança construa seus conceitos matemáticos de forma livre, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, onde a criança participe ativamente, assim despertando a sua curiosidade, a partir do seu modo de interpretar o mundo.

Existem diversas formas de trabalhar a matemática na Educação Infantil, pois ela está presente na arte, na música, em histórias na forma de como organizamos o pensamento, nas brincadeiras e nos jogos.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

 

 

 

 

 

LORENZATTO.S.Educação   Infantil    e    percepção    matemática.Campinas:Autores associados,2008

 

 

SALLES,Fátima;FARIA,Vitória.       Currículo       na       Educação       Infantil.2.ed.SÃO PAULO;Ática,2012.

 

 

VIRGULINO, Carina Silvana.O ensino da matemática na Educação Infantil.Disponível em:14out.de 2018.


ANEXOS:











 PROJETO 3

A importância de Brincar na Educação Infantil

PROFESSORA CLAUDETE ÁVILA- POLO DE EDUCAÇÃO INFANTIL KELVIN VIEIRA SAKAI



2.    INTRODUÇÃO

Este projeto tem por objetivo descrever a importância de se trabalhar

o lúdico na educação infantil e esta mesma importância se aplica nas crianças atendidas na sala de AEE, contribuindo para o aprendizado de crianças que precisam de estímulos específicos e assegura os direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, conforme explicito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A importância de realizar uma pesquisa direcionada ao assunto comprova a influencia positiva ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social.

            Através do lúdico, a criança tem a possibilidade de explorar sua própria criatividade, ajudando assim a formar sua personalidade, resolvendo seus próprios conflitos. É notório que ao brincar a criança relata seu cotidiano e a partir de seu desenvolvimento, nos possibilita ajudar a superar medos e angustias que surgem em sua infância.

          Vale salientar, que quando falamos em brincadeiras lúdicas, não estamos falando no brincar sem uma orientação e suporte pedagógico, o professor se torna um mediador da construção do conhecimento que norteará a criança a desenvolver seu aprendizado, com um suporte baseado em sua realidade.

É através de nós professores, que poderá ser percebida a importância do lúdico e assim sermos um facilitador e mediador desse conhecimento, valorizando essa importante ferramenta de jogos e brincadeiras como suporte pedagógico

3.    JUSTIFICATIVA:

A escolha do tema “A importância do lúdico na educação infantil”, se deu a partir de analises do trabalho diário em sala de aula, onde observou-se que as crianças passavam boa parte do tempo realizando atividades impressas e deixando de desenvolver atividades que realmente precisavam para seu desenvolvimento integral.

A criança ao chegar a uma escola de educação infantil, e perceber o quanto colorida, bonita, acolhedora é, nunca vai relacionar esse espaço a um turno sentado e com atividades em “folhinhas”. Quando chega ali, ela relaciona em sua imaginação, um mundo de brincadeiras e desafios, e cabe a nós professores de educação infantil propiciar e direcionar atividades de forma prazerosa, que ao brincar as crianças desenvolvam habilidades necessárias para dar suporte ao processo de ensino aprendizagem como base em seu futuro no desenvolvimento escolar.

Este projeto será desenvolvido como uma das ações da sala de AEE do Polo de Educação Infantil, e tem como objetivo contribuir para o aprendizado de crianças que necessitam de um estímulo específico, a ser otimizado por meio de atividades e jogos lúdicos. Desse modo pretende-se evidenciar que o ato de brincar, desenvolve e estimula a criança a qualquer aprendizado, independentemente de suas peculiaridades físicas, motoras e intelectuais ou cognitivas. É importante salientar, que ao trabalhar o lúdico a criança estimula sua capacidade de percepção, atenção, coordenação, raciocínio, memorização, imaginação, enfim, aspectos primordiais para seu desenvolvimento e incentivo para sua formação escolar e seu amadurecimento, garantindo assim seus direitos, experiências e autonomia no espaço da educação infantil.

As brincadeiras e os jogos impactam o desenvolvimento social e cognitivo das crianças em suas aprendizagens de forma significativa. As brincadeiras dirigidas influenciam significativamente a aquisição de habilidades acadêmicas, pois quando há estruturação no ambiente, incorporando objetivos de aprendizagem ou mesmo modificando os jogos, as oportunidades de aprendizagem são aumentadas. (Manual do Professor. Bons amigos. PNLD 2022.pag 17)

  4. OBJETIVOS:

4.1.  Geral:

Demonstrar a importância de atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem da educação infantil.

4.2. Específicos:

·         Constatar a importância de atividades lúdicas no suporte do desenvolvimento do ensino aprendizagem;

·         Trabalhar com o concreto, dentro da realidade da criança;

·         Construir materiais que abordem as diferentes necessidades do público alvo;

·         Desenvolver atividades lúdicas de forma natural e agradável.

5. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA:

As crianças, público alvo da educação infantil, chegam à escola muito cedo e acabam tendo seus momentos de viver a infância resumida a uma vida corrida e cheia de compromissos, é no espaço da educação infantil que tem que ter a contribuição para o desenvolvimento da criança de forma integral e continuada, respeitando o ritmo de cada criança, sem que se torne maçante, mas ao mesmo tempo promovendo uma educação de qualidade e com ações pedagógicas intencionais que favoreçam a interação, socialização e troca de estímulos. Percebo que ações devem ser associadas com o lúdico, onde a criança tem autonomia de criar e resolver conflitos, tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, e situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos.

Por que nos dias atuais, professores se pegam tanto na utilização de materiais impressos, tendo o conhecimento da importância do lúdico no desenvolvimento da criança?

6. METODOLOGIA:

A organização deste projeto tem propósito de identificar o desenvolvimento das práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas:

·         Jogos e atividades individuais e em grupos;

·         Brincadeiras diversificadas que desenvolva a autonomia, a imaginação, memória e atenção, entre outros;

·         Musicalidade.

O desenvolvimento deste projeto se dará durante o decorrer do ano letivo de 2022.

7. REFERENCIAL TEÓRICO:

MALUF, Angela Cristina Munhoz. ( 2012) Atividades Lúdicas para Educação infantil.Petrópolis, RJ: Vozes 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CIPRIANO; Wagner. Base Nacional Comum Curricular vai redirecionar a educação do país, REDAÇÃO27 DE AGOSTO DE 2018.

Manual do Professor: Bons Amigos. Creche I, Volume II. Editora: Viviane Gonçalves Bruno.(2022)

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A partir das vivencias de sala de aula e atividades lúdicas desenvolvidas, com alunos atendidos na sala de Atendimento Educacional Especializado (Sala de AEE), sabendo as necessidades especificas de cada um, assim como suas habilidades e potencialidades, conclui-se que a criança ao brincar se desenvolve integralmente, construindo sua autonomia em resolver diferentes conflitos.

E durante a infância que aprendizagens significativas são construídas através de interações entre o mundo e o meio em que a criança vive.

Através das atividades lúdicas a relação entre o professor e aluno tende-se a se fortificar, pois as crianças se sentem seguras, acolhidas e estimuladas na hora de tirar suas duvidas, assim tendo liberdade de expressar-se livremente.
















PROJETO 4

APRENDER BRINCANDO

PROFESSORA MIRIÃ SALLER CORRÊA- POLO DE EDUCAÇÃO INFANTIL KELVIN VIEIRA SAKAI


O projeto a seguir busca mostrar o quanto é importante o lúdico na educação infantil. O brincar, jogar, as atividades lúdicas requerem que a criança esteja presente com o corpo e mente ao mesmo tempo. A criança consegue aprender regras em jogos e brincadeiras mesmo que sejam difíceis e isso faz com que ela também aprenda os conteúdos trabalhados com o lúdico.

Por isso o lúdico não é somente uma forma de diversão para a criança, mas também uma forma importante de ensino e aprendizagem. Assim, o docente precisa adequar os jogos e brincadeiras com os conteúdos para que as crianças tenham um aprendizado produtivo e eficaz.


O brincar é algo que acontece desde a infância e isso ajuda as crianças a aprenderem e se comunicarem com os outros ao seu redor.

Se utilizarmos o lúdico nas atividades com a educação infantil teremos uma aula mais descontraída e criativa, onde a criança irá se desenvolver através das brincadeiras, pois o lúdico é uma forma importante para adquirir conhecimento, faz com que a criança tenha interesse e entusiasmo para explorar a brincadeira, o jogo ou o brinquedo fazendo com que ela brinque e aprenda com facilidade.


 

 

OBJETIVO GERAL

 

 

Esse projeto tem como objetivos a inquirição do lúdico com o uso de jogos e brincadeiras e como ele pode auxiliar no ensino das crianças, mostrar a importância do lúdico para o desenvolvimento das mesmas, e também mostrar que o brincar é algo essencial para toda criança.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

-   Investigar como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem.

-       Desenvolver várias habilidades como a atenção, a memorização, a imaginação entre outros aspectos.


O problema da pesquisa está em torno da seguinte pergunta: qual a importância do lúdico e de que forma ele auxilia no ensino aprendizagem da educação infantil?


Este projeto foi realizado através de pesquisas e desenvolvido com atividades lúdicas e recreativas em sala de aula na turma atual em qual leciono.


                Com relação ao lúdico, desde os primórdios se constituiu como uma atividade essencial do ser humano, contudo, nem sempre teve o sentido que tem hoje de prazer e diversão. No início não havia separação entre infância e idade adulta, as crianças participavam das mesmas atividades dos adultos deixando a diversão pela obrigação (ALMEIDA et al. 2011).

Com o passar do tempo o lúdico começou a ser visto de uma outra forma, não como algo que traz diversão, mas também aprendizado.

Os primeiros anos de vida representam uma etapa de fundamental importância na formação do ser humano, tendo em vista a compreensão da criança como um indivíduo em sua totalidade (LOPES, 2001). A partir dessa afirmação, vemos a necessidade de trabalhar o lúdico com as crianças na Educação Infantil, pois é uma forma de aprendizado eficiente para essa idade.


 

 

Para que o professor consiga realizar um trabalho de qualidade e obter um ensino mais eficiente, é importante que o mesmo aperfeiçoe sua didática com metodologias e práticas inovadoras e prazerosas, para uma aula mais dinâmica (FREIRE, 1996, p. 86). Uma dessas metodologias utilizadas é o lúdico, pois sua prática traz resultados positivos e eficientes na educação infantil.

Art. 29 A educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Já que a educação infantil faz parte da educação básica, as atividades realizadas com o uso do lúdico são importantes para gerar conhecimentos de maneira adequada contribuindo para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida.


 

 

·         https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20502

·         www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/n203980.pdf

https://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1584











PROJETO 2-




OS ANIMAIS
PROFESSORA TATIANE LEIVAS- E.M.E.F.ERNESTO CHE GUEVARA

Este projeto é interdisciplinar, agenciado na turma de pré-escola com alunos entre 4 e 5 anos, da escola E.M.E.F. Ernesto Che Guevara, localizado no interior de nosso município e orientado pela professora Tatiane Leivas Lima.

O projeto abordara as diferenças e semelhanças dos animais, sabendo que os animais têm grande importância no cotidiano das crianças, presente nos livros de fábulas e histórias infantis, nos desenhos animados, nas suas casas com os animais de estimação e por todos os lugares onde andam, suas vivências pessoais e sociais.

Levando à aprendizagem do conhecimento ao respeito com os animais, sensibilizando os alunos, através da observação, identificação e reconhecimento dos animais para que se tornem cidadãos humanizados. Explorando o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil no conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Levando em conta a faixa etária das crianças. Utilizando recursos disponíveis na escola de modo atrativo as crianças.


·         Justificativa

 

Identificar as diferenças e semelhanças entre os animais, ampliando o conhecimento e o interesse das crianças pelos animais. Sabendo que as crianças vivem e convivem no campo, é interessante que conheçam um pouco mais sobre os animais, cuidados e preservação.


·         Objetivos

 

 

Objetivo Geral

 

-   Desenvolver nos alunos o respeito aos animais sensibilizando-os para que se tornem cidadãos humanizados.

 

 

 

 

Objetos Específicos

 

-   Observar os diferentes tipos de animais;

 

-   Identificar animal doméstico e selvagem;

 

-   Desenvolver a imaginação e a criatividade;

 

-   Reconhecer o som dos animais;

 

-   Socializar;

 

-   Comparar a quantidade de patas dos animais;

 

-   Descrever como os animais se locomovem;

 

-   Expressar sentimentos;

 

-   Citar possível alimento para cada animal;

 

-   Nomear animais que conhece;

 

-   Ouvir e relatar histórias contadas;


·         Delimitação do Problema

 

No começo do ano letivo, os alunos não tinham muito respeito, gentileza entre eles, talvez por terem personalidades, ou estilos de vida diferentes. Daí a ideia do projeto, já que as conexões emocionais feitas com animais podem ser mais facilmente transferidas para as relações entre humanos.

A relação dos animais com as crianças ajuda a desenvolver habilidades cognitivas, sociais e motoras, bem como atitudes de empatia, respeito e responsabilidade com o outro.

Além da socialização entre os colegas e a professora, também terá a participação da família, auxiliando as crianças nas atividades para casa.


·         Metodologia

 

Durante a rodinha de conversa, iniciar uma conversa informal sobre o tema “Os animais”. Propondo alguns questionamentos como:

-   Vocês têm animais em casa?

 

-   Quais os cuidados com esses animais?

 

-   Qualquer animal pode ser criado em casa?

 

-   De que se alimentam os animais que você tem em casa?

 

-   Os animais que você conhece comem o mesmo alimento?

 

-   E quanto às características dos animais, se voa, como é a cobertura do corpo, como ele se locomove, onde vive, imitar o som e os gestos de cada animal.

Enfim instigar as crianças a expressar seus conhecimentos prévios sobre os animais.

Após a primeira apresentação do projeto, seguem-se as aulas sempre com tema “animais”, utilizando de leitura de histórias; Dobraduras; Músicas; Filmes; TV e DVD; Cartaz dos animais; Modelar animais com massinha; Recorte e colagem; Confecção de máscaras de animais em E.V.A; Jogos da memória; Jogo quebra-cabeças; Brincadeiras dirigidas; Maquete com os animais que vivem na fazenda; Confecção de aquários; Confecção de animais de papel; Desenho livre do animal que tem em casa ou gostaria de ter; Foto das crianças com o seu animalzinho de estimação e materiais diversos.

A turma também faz uso da apostila da escola, material didático que serve de referencia no ensino e aprendizagem dos alunos, com instruções e habilidades para o planejamento diário das aulas.


·         Sites utilizados nas aulas:

 

Site:       https://www.youtube.com/watch?v=3r4cadv1Cmw,       acessado       em 27/06/2022. SEU LOBATO - Clipe Música Oficial - Galinha Pintadinha 4

Site:       https://www.youtube.com/watch?v=cjONzZPJONc,       acessado       em 27/06/2022. Mundo Bita - Fazendinha [clipe infantil]

Site:       https://www.youtube.com/watch?v=ZySeg5BVFIQ,       acessado       em 27/06/2022. HISTÓRIA INFANTIL SOBRE OS ANIMAIS| Cuidado com os

animais educação infantil |Os animais do mundinho


·         Referencial Teórico

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/, acessado em 09/06/2022.

Site: http://annacrafts.wordpress.com/2011/03/08/facil-de-fazer-dobraduras-de- animais/, acessado em 10/06/2022.

 

Site:                https://www.ninhosdobrasil.com.br/piaget-desenvolvimento-infantil, acessado em 02/07/2022.


·         Considerações Finais

 

Durante todo projeto espera-se que as crianças, potencializem sua participação ao grupo, e que suas percepções e seus questionamentos ampliem suas experiências e vivencias na família, na escola e na coletividade.

Ao mesmo tempo em que as crianças participam de relações sociais, interagindo entre si, elas também desenvolvem a sensibilidade, a criatividade e a expressão de sentimentos, como atitudes positivas ou negativas.

Percebendo os cuidados necessários à preservação da vida desses animais e do ambiente em que eles vivem, entendendo que animais não são brinquedos, os animais são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o homem.

Aprofundando a socialização entre alunos, professora e familiares, percebendo que todas as formas de vidas estão interligadas e dependem umas das outras, e que devemos respeitá-las e também o espaço onde vivem.






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