ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL PADRE LIBÓRIO POERSCH
“O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ATRAVÉS DA CONTAÇÃO
DE HISTÓRIAS EM TEMPOS
DE PANDEMIA’’
INTRODUÇÃO
A contação de histórias no processo de ensino e aprendizagem da educação Infantil, trazendo situações desafiadoras nestes educandos.
A prática da “Contação de Histórias” é de suma
importância para que nós educadores,
no momento que tornamos esta prática um excelente recurso pedagógico para o bom entendimento de nossos alunos,
despertando neles o gosto pela leitura
e desenvolvendo seu imaginário.
Daí a importância de se buscar a
contação de histórias na educação infantil o quanto de positivo tráz esta
prática para nossos alunos.
Nossa Escola como espaço privilegiado,
não deverá deixar em hipótese algum
este método de lado, devendo torná-lo como rotina cotidiana das crianças, principalmente da Educação Infantil.
Segundo Dohmé
(2000
p.05)
‘’...as histórias são
um
„„abretesésamo” para o imaginário, onde a realidadeea fantasia se sobrepõem.” A contação
de histórias deve de ser dirigida para as crianças
em uma linguagem simples e dinâmica, que proporcione aos nossos alunos o seu total
envolvimentona história
de uma forma mágica.
Tendo
em vista que com os avanços tecnológicos, a contação de histórias está sendo esquecida
tanto pela escola como
pela família.
Partindo deste princípio e sabedores do enorme potencial
imaginário e criativo de nossas crianças, criando e recriando em cima
dos contos, este trabalho fez-se necessário.
Outrossim, também serviu para que
nossos alunos, além de terem esta
oportunidade na educação infantil também de apreciarem e vivenciarem várias histórias infantis.
OBJETIVO GERAL
Ø Espalhar a magia das histórias da literatura infantil
com ludicidade, envolvendo e desenvolvendo o gosto, o
prazer e o encantamento dos alunos pelo mundo mágico da leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Experimentar a leitura encantada
e lúdica, ligada pelo prazer de ouvir as histórias contadas;
Ø Envolver-se no mundo mágico da leitura, através de recursos atrativos
e lúdicos;
Ø Utilizar a contação de histórias como algo favorável
para o desenvolvimento do gosto
pela leitura e espontaneidade.
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
É possível desenvolver o gosto e o
prazer pelas histórias quando o aluno é oportunizado a ouvir e se encantar
com a magia das diversas
histórias existentes no contexto da literatura infantil.
METODOLOGIA
Para a realização da contação de
histórias primeiramente o professor deve
incorporar cada personagem, com uma linguagem suave e envolvente, fazendo com que os ouvintes despertem real
interesse e embarquem nesta viagem de sonho e fantasia imaginária.
Faço uso dos mais diversos recursos didáticos
e lúdicos para que as histórias se
tornem atrativas.Tambémdevo dispor de um local amplo, claro e de boa visualização.
REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo o pedagogismo, Abramovich (2005 p.17)
“...é através
de uma história, que se pode descobrir
outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir, ser, outra ética,outra ótica. É ficar
sabendo de história, geografia, filosofia política, sociologia, sem
precisar saber o nome disso tudo e muito menos
achar que tem cara de aula(...).
Ao escutar as histórias através
da contação, faz com que
desperte em nossos alunos o seu rico imaginário,
despertando curiosidades e desenvolvendo sua capacidade de pensar e de se expressar, tornando-os participativos e envolvidos neste contexto, sempre de uma forma lúdica
e atrativa.
Como é reforçado por Abramovich 2003 p. 24)
“ Ouvir histórias
é um momento de gostosura, de prazer de divertimento dos melhores... É encantamento,
maravilhamento, sedução [...]. E ela é (ou pode ser) ampliadora de referenciais,postura colocada, inquietude provocada, emoçãodeflagrada, suspense a serem resolvido, torcidadesenfreada, saudades sentidas, lembranças ressuscitadas, caminhos novos apontados, sorriso
gargalhado, belezuras
desfrutadas e as mil maravilhas mais que uma boa história provoca [...]‟‟(desde que seja uma boa história).
Trabalhar com este método é fascinante, pois os alunos
quando estão ouvindo
as histórias tem a gostosa sensação imaginária dos personagens com
seu encantamento, sentindo-se envolvidos com cada recurso
apresentado, inquietos para
saber o desenrolar da história, interagindo com o professor, ouvindo e tirando suas conclusões.
NEDER et al, (2009,
p.62) afirma que;
“O momento da
contação de histórias deve, portanto, ser bem aproveitado. O professor precisa
explorar essa arte com criatividade e
beleza de
modo
a instigar
a imaginação das crianças; desenvolver a oralidade – quandooferecer a elas a oportunidade de interagir com a história contada; sugerir o reconto, que propicia um momento de
conhecer a percepção dos alunos,
explorar
e ampliar seus conhecimentos linguísticos, e favorecer a
aprendizagem em diferentes disciplinas (...)”
A prática da contação de histórias é vista pedagogicamente como desafiador aos
alunos, pois na medida que se escutam, vão se envolvendo ao ponto de se sentirem provocados e
instigados a saber mais, desenvolvendo sua mentalidade e aprimorando seus conhecimentos.
Com base nisto, concluímos que cada
momento vivido na contação de histórias deverá ser explorado
com gosto e emoção pelo professor que meramente
será a ponte entre o conhecimento e a aprendizagem, pois poderão com esta prática
criarem conceitos e pré-conceitos durante
a sua ligação (escuta) da história.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os alunos da Educação Infantil doPré
Escolar Estrelinha 2021 da Escola Municipal
Padre LibórioPoersch, estão sendo beneficiados com a prática da contação de histórias. Portanto,
percebe-se que este trabalho vem ao encontro
da realização deste projeto, contribuindo significativa e positivamente na construção do
imaginário infantil, tornando a criança mais predisposta, a sentir- se criativa e superar seus próprios obstáculos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DOHMÉ, V (2000 p. 05) Técnicas de contar histórias/ ANO 2000 Ed. Informal São Paulo
ABRAMOVICH,F.Literatura infantil: Gostosuras e Bobices/São Paulo:Scipione,1995
ABRAMOVICH,F.Literatura infantil:
Pensamento e Ação no magistério Gostosuras e Bobices/São Paulo:Scipione,2005
NEDER, D. L. S. M. et al. Importância
da contação de histórias como prática
educativa no cotidiano escolar. Pedagogia em Ação, [S.l.], v. 1, n.
1, p. 61-64, jul. 2009. ISSN 2175-7003.
Parabéns professora Bia 👏👏👏 teu trabalho é maravilhoso!!! Bjao
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