Prêmio Práticas Pedagógicas- Projeto O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓR IAS EM TEMPOS DE PANDEMIA’’

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE LIBÓRIO POERSCH

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA’’

 MARIA BEATRIZ ANDRADE MADRUGA


 

INTRODUÇÃO

 

 

 

A contação de histórias no processo de ensino e aprendizagem da educação Infantil, trazendo situações desafiadoras nestes educandos.

A prática da “Contação de Históriasé de suma importância para que nós educadores, no momento que tornamos esta prática um excelente recurso pedagógico para o bom entendimento de nossos alunos, despertando neles o gosto pela leitura e desenvolvendo seu imaginário.

Daí a importância de se buscar a contação de histórias na educação infantil o quanto de positivo tráz esta prática para nossos alunos.

Nossa Escola como espaço privilegiado, não deverá deixar em hipótese algum este método de lado, devendo torná-lo como rotina cotidiana das crianças, principalmente da Educação Infantil.

Segundo    Dohmé    (2000    p.05)    ‘’...as    histórias    são    um

„„abretesésamo” para o imaginário, onde a realidadeea fantasia se sobrepõem.” A contação de histórias deve de ser dirigida para as crianças em uma linguagem simples e dinâmica, que proporcione aos nossos alunos o seu total

envolvimentona história de uma forma mágica.


 

 

 

 

 

 

 

 JUSTIFICATIVA

 

 

Tendo em vista que com os avanços tecnológicos, a contação de histórias está sendo esquecida tanto pela escola como pela família.

Partindo deste princípio e sabedores do enorme potencial imaginário e criativo de nossas crianças, criando e recriando em cima dos contos, este trabalho fez-se necessário.

Outrossim, também serviu para que nossos alunos, além de terem esta oportunidade na educação infantil também de apreciarem e vivenciarem várias histórias infantis.


 

 

 

 

OBJETIVO GERAL

Ø  Espalhar a magia das histórias da literatura infantil com ludicidade, envolvendo e desenvolvendo o gosto, o prazer e o encantamento dos alunos pelo mundo mágico da leitura.

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

Ø  Experimentar a leitura encantada e lúdica, ligada pelo prazer de ouvir as histórias contadas;

Ø  Envolver-se no mundo mágico da leitura, através de recursos atrativos e lúdicos;

Ø  Utilizar a contação de histórias como algo favorável para o desenvolvimento do gosto pela leitura e espontaneidade.

 

 

 

DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

 

 

É possível desenvolver o gosto e o prazer pelas histórias quando o aluno é oportunizado a ouvir e se encantar com a magia das diversas histórias existentes no contexto da literatura infantil.

 

 

 

METODOLOGIA

 

 

Para a realização da contação de histórias primeiramente o professor deve incorporar cada personagem, com uma linguagem suave e envolvente, fazendo com que os ouvintes despertem real interesse e embarquem nesta viagem de sonho e fantasia imaginária.


Faço uso dos mais diversos recursos didáticos e lúdicos para que as histórias se tornem atrativas.Tambémdevo dispor de um local amplo, claro e de boa visualização.

 

 

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

 

Segundo o pedagogismo, Abramovich (2005 p.17)

“...é através de uma história, que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir, ser, outra ética,outra ótica. É ficar sabendo de história, geografia, filosofia política, sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula(...).

 

Ao escutar as histórias através da contação, faz com que desperte em nossos alunos o seu rico imaginário, despertando curiosidades e desenvolvendo sua capacidade de pensar e de se expressar, tornando-os participativos e envolvidos neste contexto, sempre de uma forma lúdica e atrativa.

 

Como é reforçado por Abramovich 2003 p. 24)

 

 

Ouvir histórias é um momento de gostosura, de prazer de divertimento dos melhores... É encantamento, maravilhamento, sedução [...]. E ela é (ou pode ser) ampliadora de referenciais,postura colocada, inquietude provocada, emoçãodeflagrada, suspense a serem resolvido, torcidadesenfreada, saudades sentidas, lembranças ressuscitadas, caminhos novos apontados, sorriso gargalhado, belezuras desfrutadas e as mil maravilhas mais que uma boa história provoca [...]‟‟(desde que seja uma boa história).

 

Trabalhar com este método é fascinante, pois os alunos quando estão ouvindo as histórias tem a gostosa sensação imaginária dos personagens com


seu encantamento, sentindo-se envolvidos com cada recurso apresentado, inquietos para saber o desenrolar da história, interagindo com o professor, ouvindo              e     tirando            suas                                   conclusões.

 

NEDER et al, (2009, p.62) afirma que;

 

“O momento da contação de histórias deve, portanto, ser bem aproveitado. O professor precisa explorar essa arte com     criatividade      e      beleza      de      modo      a instigar a imaginação das crianças; desenvolver a oralidade – quandooferecer a elas a oportunidade de interagir com a história      contada;                                sugerir                                             o reconto, que propicia um momento de conhecer a percepção dos                                  alunos,

explorar e ampliar seus conhecimentos linguísticos, e favorecer       a

aprendizagem em diferentes disciplinas (...)”

 

A prática da contação de histórias é vista pedagogicamente como desafiador aos alunos, pois na medida que se escutam, vão se envolvendo ao ponto de se sentirem provocados e instigados a saber mais, desenvolvendo sua mentalidade e aprimorando seus conhecimentos.

Com base nisto, concluímos que cada momento vivido na contação de histórias deverá ser explorado com gosto e emoção pelo professor que meramente será a ponte entre o conhecimento e a aprendizagem, pois poderão com esta prática criarem conceitos e pré-conceitos durante a sua ligação (escuta) da história.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

Os alunos da Educação Infantil doPré Escolar Estrelinha 2021 da Escola Municipal Padre LibórioPoersch, estão sendo beneficiados com a prática da contação de histórias. Portanto, percebe-se que este trabalho vem ao encontro da realização deste projeto, contribuindo significativa e positivamente na construção do imaginário infantil, tornando a criança mais predisposta, a sentir- se criativa e superar seus próprios obstáculos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

DOHMÉ, V (2000 p. 05) Técnicas de contar histórias/ ANO 2000 Ed. Informal São Paulo

 

ABRAMOVICH,F.Literatura infantil: Gostosuras e Bobices/São Paulo:Scipione,1995

ABRAMOVICH,F.Literatura infantil: Pensamento e Ação no magistério Gostosuras e Bobices/São Paulo:Scipione,2005

 

NEDER, D. L. S. M. et al. Importância da contação de histórias como prática educativa no cotidiano escolar. Pedagogia em Ação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 61-64, jul. 2009. ISSN 2175-7003.












Um comentário: