Prêmio Práticas Pedagógicas 2024- Anos iniciais

 


Feira de Troca de Livros


Professora Marília Barros Acosta




  1. - APRESENTAÇÃO

O presente projeto vem sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch, juntamente com os alunos do 4º ano A, onde seu principal objetivo é o incentivo à leitura, proporcionando momentos de interação entre todas as turmas dos anos iniciais da escola. Todo o material usado para decoração da sala de aula e divulgação do projeto entre as turmas foi confeccionado pelos alunos, frisando a importância da troca de opiniões e do trabalho em equipe. O mesmo aconteceu da seguinte forma, os alunos trouxeram para escola livros que já leram. A Feira da troca de Livros acontece em momentos agendados para tal, normalmente de 15 em 15 dias e com divulgação a cargo da turma do 4° ano A.

  1. - JUSTIFICATIVA

Sabendo da importância da leitura na vida de todas as pessoas, principalmente nos primeiros anos escolares, buscamos a interação entre os alunos e o interesse pelos livros, através do projeto Feira de Troca de Leitura, incentivando-os a escolher livros que tratem de assuntos do interesse e faixa- etária de cada um que visita a Feira do 4º ano. A arte de ler desperta a imaginação e nos leva aos lugares mais mágicos.

  1. – OBJETIVOS



  • Criar um espaço de interação entre os alunos de diferentes turmas;


  • Incentivar à leitura e trocar experiências da importância de passar a diante livros que gostamos, para que outras pessoas possam vivenciar lindas histórias e contos infantis.

  1. - DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA



Sabendo que a realidade atual é digital, onde é maior interesse das crianças é em jogos, vídeos e aplicativos de redes sociais e com isso os livros estão cada vez mais esquecidos nas prateleiras e a leitura mais distante da vida das pessoas. O o uso das tecnologias é importante para o cotidiano das pessoas, mas não em uso excessivo, quando usada dessa forma, certamente vem acompanhada de prejuízos para saúde e também na aprendizagem dos alunos dentro da escola. Já a leitura real, pode trazer inúmeros benefícios para todas as pessoas, além de aprimorar oralidade, escrita e expandir o mundo de conhecimentos.

  1. – METODOLOGIA



De acordo com a proposta pedagógica da disciplina de Língua Portuguesa de: Incentivar os alunos a selecionar e escolher livros em nosso cantinho da leitura para leitura individual, justificando sua escolha e compartilhando sua opinião com colegas, em seguida realizar a troca de livros entre a turma. Com a proposta em andamento na sala de aula, a professora e os alunos confeccionaram cartazes de incentivo a leitura, utilizaram tapete e almofadas para tornar o ambiente da Feira mais aconchegante e organizaram espaços com diferentes livros selecionados pela turma para livre escolha dos visitantes da Feira de Troca de Livro, que também levaram livros para realizar a troca com os demais visitantes da feira. Durante as semanas que aconteceram as trocas, os alunos do 4º ano A, visitaram as aulas, divulgando com cartazes confeccionados por eles e convidando os alunos para nossa Feira.

VIII - CONSIDERAÇÕES FINAIS



Este projeto busca despertar o interesse dos alunos pela leitura e demonstrar a importância de ler e escrever na vida de todas pessoas, além de promover aulas diferentes, criativas, que buscam os docentes para o interesse pelos livros e pelo conhecimento. Ver cada aluno demonstrando curiosidade pela troca de livros, vontade de estar ali para escolher seu livro, trazendo aquele livro esquecido de casa para compartilhar com os outros colegas é gratificante para turma, onde foi possível perceber o entusiasmo de cada envolvido.

Cada vivência durante o desenvolvimento do projeto encheu nossos corações de gratidão e nos fez entender que se cada um fizer um pouco, a leitura ainda fará parte do cotidiano escolar e também familiar., contribuindo para melhores resultados na aprendizagem dos alunos.

  1. - REFERENCIAL TEÓRICO



SÃO PAULO: FTD,2024. SIM Sistema de Ensino: ensino fundamental: anos iniciais: 4º ano: módulo 2 – 3.ed.

IX – ANEXOS – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS

  • Confecção de cartazes e divulgação do Projeto.





  • Confecção de cartazes e decoração da sala de aula para Feira de Troca de Livros.







  • Registros dos eventos da Feira de Troca de Livros.









Nenhum comentário:

Postar um comentário