Prêmio Práticas Pedagógicas 2024- Educação Infantil

 

Implementação do “Cantinho da Leitura” como recurso didático para turmas de Maternal B

Daniela da Silva dos Santos Ferreira

Justificativa:


Considerando as constantes dificuldades dos professores da educação infantil em encontrar recursos didáticos que chamem e prendam a atenção dos pequenos;

Buscando implementar uma maneira de estimular as crianças pequenas ao hábito de ler e a interação com os livros, promovendo a aprendizagem significativa e incentivando o amor pela leitura;

Organiza-se o projeto para implantar o Cantinho da Leitura na sala de aula da turma de maternal b1, um espaço colorido e aconchegante, com disponibilidade de livros e recursos lúdicos para a contação de histórias e de livre acesso as crianças diariamente.



Objetivos:


Objetivo Geral: Promover a interação das crianças com os livros e estimular a aprendizagem através da contação de histórias.

Objetivos específicos:


  • Estimular o hábito de leitura desde a educação infantil;

  • Estimular a imaginação e criatividade;

  • Promover o desenvolvimento cognitivo;

  • Utilizar como recurso para contação de histórias e manter a atenção das crianças para a aula;

  • Desenvolver habilidades sociais e fomentar o desenvolvimento emocional;

  • Fortalecer o vínculo entre crianças e adultos;

  • Preparar para a alfabetização.

Delimitação do Problema:


A leitura e interação com os livros é algo de extrema importância para a formação e alfabetização de nossas crianças, isso é algo irrefutável, sendo assim começar a usar estratégias para promover o encantamento dos pequenos por esse mundo dos livros desde o início de suas trajetórias acadêmicas, já no início da educação infantil, é algo essencial para que as crianças possam ter oportunidades de interagir com o mundo literário e todas as suas infinitas possibilidades e benefícios.

Algumas pesquisas nos mostram a importâncias de utilizar o cantinho da leitura como recurso para a aprendizagem das crianças na educação infantil, como afirma Rodrigues (2021, pag. 9-10),

os cantinhos de leitura são agentes potencializadores da aprendizagem, desde que esses espaços sejam pensados, organizados para as crianças. Através da riqueza e da diversidade do espaço físico, a criança pode desenvolver múltiplas habilidades, desde que esse espaço seja desafiador.

Portanto, esse espaço de aprendizagem deve ser planejado pelo professor de uma maneira em que permita que a criança aja sem o auxílio do adulto, ou seja, um espaço onde as crianças possam se movimentar, em que livros e objetos fiquem a seu alcance, sendo que as Instituições de Educação Infantil têm um papel fundamental para o processo de construção do conhecimento, na formação integral da criança e na formação de futuros leitores críticos capazes de compreender melhor o mundo a partir do que uma boa história pode proporcionar. (RODRIGUES, 2021, p. 9-10)



Considerando a importância desse recurso e notando a necessidade de encontrar uma estratégia para manter a atenção e o foco dos alunos nas aulas e atividades, o projeto foi pensado com a intenção de implantar um recurso extra para as aulas, visto que, os alunos da turma de maternal b demostraram grande interesse pelos livros e histórias e utilizar recursos para a contação de histórias foi uma estratégia de grande retorno, onde as crianças demostraram maior interesse, atenção e disposição para desenvolver as atividades, pois receberiam como recompensa a contação de histórias e a interação com os livros.

Metodologia:


Para o desenvolvimento deste projeto será escolhido um espaço da sala de aula, no qual será montado o espaço para o cantinho da leitura. Após a escolha do espaço será feita uma decoração para deixar o espaço mais aconchegante e atraente, para prender a atenção das crianças e permitir que se sintam à vontade para permanecer no espaço. O espaço terá tapetes e almofadas para que as crianças possam se sentar e apreciar os livros e recursos que ali estarão dispostos.

Neste espaço será disponibilizado diversos livros infantis adequados a faixa etária (3-4 anos), além de recursos como luvas, caixas e cartões para a contação de histórias, livros e materiais para colorir e estimular a criatividade e expressões artísticas.

As crianças terão livre acesso a esse espaço diariamente nos momentos de brincadeiras livres em sala de aula, e serão incentivadas a utilizar esse espaço.

Contação de histórias serão incluídas no planejamento escolar, utilizando para esse momento o espaço organizado na sala de aula, e também com possibilidade de estender esse momento para além da sala de aula, como por exemplo realizar com a turma passeios para locais de nossa cidade, como parque aquático, praça, chácara do CTG, entre outros.

Diversas histórias e recursos serão utilizados, para assim trabalhar todos os objetivos propostos pelo projeto, dentre eles:

Teatrinho e encenações de histórias;


Trabalhos artísticos (pinturas, desenhos, murais...);


Utilização de recursos de multimídias para exibir vídeos e músicas de histórias de interesse das crianças;

Rodas de leituras e conversas;


Com o intuito de promover a interação e participação das famílias em nosso projeto, será organizado o dia do livro em casa, nesse dia a criança levará um livro e será solicitado que o responsável realize a contação dessa história para a criança em casa, e no dia posterior a criança irá compartilhar com os colegas a história que lhe foi contada.

Será solicitado que os familiares nos enviem fotos ou vídeos, sempre que possível, para registro deste momento de leitura em casa.



Recursos necessários:


Livros infantis faixa etária de 3 a 4 anos; Livros para colorir;

Lápis de cor;


Giz de cera coloridos; Tinta guache e pinceis; Folhas de ofícios;

Papel pardo, cartolinas e cartonas de diversas cores;


Materiais confeccionados para contação de histórias: Latas de histórias, avental pedagógico, livros interativos, caixas e fantoches.



Considerações Finais:


Com base no que foi exposto este projeto busca atingir o máximo possível os objetivos propostos e assim promover a aprendizagem significativa dos alunos, plantando a semente do amor pelos livros e pela leitura nas crianças pequenas.

Consideramos ser de grande importância a dedicação dos docentes em buscar e promover aulas com uso de recursos que sejam de interesse das crianças na educação infantil, permitindo que elas possam aprender através dos momentos de interação e brincadeiras. Embora saibamos que eles ainda encontram muita dificuldade e falta de recursos para apoiá-los na execução de um trabalho de excelência, no entanto a dedicação constante e o uso de recursos criativos são os grandes aliados dos professores na educação infantil, etapa de extrema importância na vida acadêmica das crianças, mas infelizmente de pouquíssimo reconhecimento.

Com a criação do projeto de implantação do cantinho da leitura em sala de aula, busca-se expandir essa ideia aos demais professores como uma sugestão de recurso

que permite diversas maneiras de trabalhar em sala de aula, desde momentos de histórias á brincadeiras, tudo com o intuito de promover o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.



Anexos- Documentos comprobatórios


Planos de aula:



































LINKS VIDEOS YOUTUBE:


https://www.youtube.com/watch?v=_5RiLd0I9Q0


https://www.youtube.com/watch?v=fzFbfClwB0U https://youtu.be/6j1rfw-k1lI

Nenhum comentário:

Postar um comentário