Prêmio
Práticas Pedagógicas
Nome do projeto:
Liberdade sem gaiolas
Escola: Escola Municipal de
Ensino fundamental Padre Libório Poersch
Turma: 3º ano – A Período de
aplicação: Todo ano letivo (2021)
Professor responsável: Darcy
Sérgio Machado Ferreira
Introdução:
A cada dia que passa contemplou nosso
paisagismo, mesmo com os contrastes diante de vários fatores da destruição,
talvez no revoar dos pássaros uma das cenas mais resplandecedoras sobrevoando
nossas colinas, matas e praças. Talvez que para muitos, os pássaros não passam
de uma simples ave. Muito pelo contrário, temos uma imensa diversidade de
espécies de aves em nossa coletânea de aves brasileiras. Algumas espécies quase
em extinção, outras embelezando cada vez mais nossa Natureza e por outro lado,
convivemos com a triste realidade por todos os lados: Além do envenenamento por
pesticidas de nossos pássaros, assistimos perplexos o comércio clandestino e
aprisionamento de nossos pássaros.
Justificativa:
O presente Projeto tem por finalidade, a
conscientização dos envolvidos (crianças), refletir sobre o assunto de modo que,
ainda pequenos aprendam na escola o sentimento de apreço pelas aves (pássaros),
mas que tal admiração seja entendida de maneira educativa onde o amor pelas
aves não seja disseminado através de criatórios clandestinos ou, mesmo que
legalizados e sim, o apreciar dos pássaros libertos embelezando nossos campos,
matas, e praças. Assim, de forma educativa todos envolvidos além do
conhecimento didático começam ter sua própria reflexão sobre os cuidados com
nossas aves.
Objetivos:
- Participar de leituras de textos enfatizando
a importância do assunto debatido, debatendo suas causas, razões, consequências
e causas da extinção de espécies de pássaros no país e região onde a criança
reside;
- Desenvolver leituras de poesias relacionadas
aos pássaros de modo que desperte o interesse da criança o ponto de vista
literário;
- Despertar o olhar artístico
de cada criança através de pinturas de pássaros em telhas associando a
sustentabilidade no reaproveitando de telhas para aplicar a pintura dos
pássaros tornando a estética de suas residências mais bonitas substituindo os
“pássaros nas gaiolas”.
Delimitação do problema:
Promover a conscientização
através da criança de modo que as espécies dos pássaros não sejam exterminadas,
muito menos criadas em criatórios e sim criados em liberdade.
Metodologias:
O presente projeto foi direcionado para
crianças em fase de alfabetização (terceiro ano), sendo proporcionadas diversas
atividades com leitura textual, produção de pequenos textos de modo que a
criança possa conseguir expor seu ponto de vista, poesias, leitura de reportagem,
música regionalista. Todas estas atividades tiveram interpretações com
respostas pessoais do aluno, sendo a última atividade (ainda em andamento), os
alunos escolhem um pássaro para pintura artesanal em telha. Depois de
concluída, o aluno leva para embelezar sua casa.
Referencial teórico:
Alegria do Saber/ Luciana
Passos – Albani Fonseca – Marta Chaves. Editora Scipione 1996 - ISBN
85-262-1788-7
Língua Nacional e Educação
Artística. Antoninho L. Cilli / Benigno Garcia dos Santos – Biblioteca
Demonstrativa do Instituto Nacional do livro – Brasília. Educação Artística
Abril Press – São Paulo, Seção Gráfica da Editora do Brasil S/A ISBN – 85 – 10
- 001154.
Folhinha de São Paulo –
04/03/79
Martos Cloder Rivas, 1942 –
Viver e aprender português, 3/Cloder Rivas Martos – 6. ed.refor.- São Paulo :
Saraiva, 2000. – (viver e aprender; 3)
Edição não consumível.
1ª reimp.
Suplementado por manual do
professor.
ISBN 85-02-02243-1(aluno) –
ISBN 85-02-02244-X(professor)
1 – Comunicação e expressão
(ensino fundamental) I. Título. II. Série
00 – 3462
CDD – 372.6
Considerações finais:
Todo projeto pedagógico quando é planejado
de forma que desperte o interesse do aluno, independente do tempo e cronograma
para ser trabalhado pode ser uma ferramenta de discussão onde o despertar da
criança nas discussões tem a tendência de ser aprofundado cada vez mais nas
discussões propostas. Exposto no inicio do projeto, as preocupações advindas
neste cenário pelo “descaso” aos inúmeros acontecimentos através dos meios de
comunicações sobre o que acontece com nossa Natureza, entre esses
acontecimentos incluímos o desaparecimento das espécies de pássaros, razão que
deixou os alunos preocupados sobre o assunto. Mesmo que, ainda não concluído o
projeto, os alunos estão engajados nas discussões de modo que, se cada um
estiver engajado na defesa dos pássaros, certamente teremos mais locais embelezados
pelos encantos dos pássaros, suas cores, além de ser também os protagonistas no
“leva e traz” de sementes de árvores distribuídas pelos mesmos nos diferentes
modos de locomoção.
Para os alunos, o momento de aprendizado está
apenas começando. Uma proposta diferente, mas que aborda a realidade que
estamos procurando serem os “multiplicadores” dos saberes, onde se cada um
tomar a decisão de orientar, cuidar, lembrar e até mesmo cuidar os pássaros que
nos rodeiam, com certeza teremos nossos quintais, nossas praças, nossas matas
embelezadas pelos encantos dos pássaros da nossa região. Continuamos sempre
cuidando de umas belezas que encanta nossas vidas.
Anexos:
Ninho no coração
O
passarinho
caiu
do ninho.
Cortaram
a árvore,
pisaram
o ninho
e
o passarinho,
não
tem mais lar,
não
tem mais mãe,
não tem mais nada,
não
tem mais ninguém.
Agora
só tem a mim,
e
eu agora tenho a ele.
Vou
colocar com cuidado
no
bolso da minha blusa.
Parece
que está com frio,
pois
pulsa na minha mão.
Quem
sabe ele faz um ninho
dentro
do meu coração?
Pedro
Bandeira. Cavalgando o Arco-íris. 2ª ed. Rio de Janeiro, Aguilar, 1967.
Ninhos para pássaros
Araçatuba – há 30 anos os meninos
costumavam pegar o estilingue e caçar passarinhos nas matas próximas do
Ribeirão Baguaçu, em Araçatuba. Hoje, além de não existir a fartura de
pássaros, a Polícia florestal não permite. Para ter mais aves por perto, o
garoto Marco Aurélio Amadeu, de 13 anos, constrói ninhos pra espécies raras na
Natureza como curió bicudo. Com a ajuda da família está produzindo dois mil
ninhos por ano e, além de se divertir com isso ganha dinheiro.
Aprendeu tudo com o pai, José Geraldo Amadeu
que, na infância, caçou muita perdiz e codorna nas pastagens da periferia de
Araçatuba. Há 15 anos, o pai ganhou um curió do irmão mais velho. Com apenas 14
centímetros, o passarinho encantou o rapaz pela desinibição. Cantava na gaiola,
mesmo a poucos centímetros de seu olhar curioso.
Hoje, nas paredes da casa de Marco Aurélio,
estão 50 gaiolas com aves fêmeas procriadoras e vários reprodutores treinados a
cantar estilos clássicos. Todos aprendem ouvindo música clássica.
O Estado de são Paulo. 18/11/95. Estadinho.
O cantor das matas
O uirapuru é o cantor das florestas
amazônicas. É um pássaro que tem um canto tão lindos, tão melodioso que os
outros ficam quietos e silenciosos, só para ouví-lo. O uirapuru tem a cor
verde-oliva e a cauda avermelhada. Quando começa a cantar, toda a mata emudece
para ouvir seus gorjeios maravilhosos.
Por isso, os sertanejos acham que esse
pássaro é um ser sobrenatural. Aliás, uirapuru quer dizer pássaro que não é
pássaro. Depois de morto, seu corpo é considerado um talismã, que dá felicidade
a quem o possui.
A lenda do uirapuru é interessante. Dizem
que, no sul do Brasil, havia uma tribo de índios, cujo cacique era amado por
duas moças muito bonitas. Não sabendo qual escolher, o jovem cacique prometeu
casar-se com aquela que tivesse a melhor pontaria. Aceita a prova, as duas
índias atiraram flechas, mas só uma acertou o alvo. Essa casou-se com o chefe
da tribo.
A outra, chamada Oribici, chorou tanto as
suas lágrimas formaram uma fonte e um córrego. Pediu ela a Tupã que a
transformasse num passarinho para poder visitar o cacique, sem ser reconhecida.
Tupã fez-lhe a vontade. Mas verificando que o cacique amava sua esposa, Oribici
resolveu abandonar aqueles lugares. E voou para o norte do Brasil, indo parar
nas matas da Amazônia.
Para consolá-la, Tupã deu-lhe um canto
melodioso. Por isso, ela vive a cantar para esquecer as mágoas. E os outros
pássaros, quando encontram o uirapuru, ficam calados, para ouvir suas notas
maviosas.
Esta história foi retirada do livro Lendas e mitos do
Brasil, de Theobaldo Miranda dos Santos.
Canta, passarinho
Você já olhou bem de perto um passarinho? Uma
ave qualquer?
O que notou? Percebeu que a ave pisca quase
sem parar?
É que as aves têm uma membrana, além das
pálpebras, e esta membrana serve para proteger seus olhinhos do vento e da
água, quando voam (na chuva). Por isso, quando as olhamos, parece que elas
piscam mais do que seria normal...
E por que as aves cantam? O que seu canto
significa?
Muita coisa.
Em geral, quem canta é o macho, isto é, o
“homem” do casal. E ele canta ou para chamar sua companheira, na época da
reprodução, ou para avisar os outros pássaros que ele chegou, isto é, que o
território onde ele está já tem dono. Mas os pássaros também cantam por puro
contentamento. Ou então por sentirem medo, diante da proximidade do perigo: com
seu canto, eles avisam outros sobre alguma ameaça.
Folhinha de São Paulo – 04/03/79
Um sonho
Ana Cecília de Lucena Figueiredo
Eu
gostaria de ser
Uma
águia.
Um
pássaro,
Uma
abelha ou um vagalume.
Tudo
o que tenha asas e a possibilidade de poder voar.
Voar,
voar, voar...
Voar
sobre as ondas do mar.
Voar
diante da Natureza
Voar
no céu sobre as nuvens do ar.
Eu
gostaria de ser uma margarida.
Uma
flor, ou uma rosa.
Que
possa desabrochar na floresta
Desabrochar-me
para poder sorrir para a Natureza.
Eu
gostaria de ser aquela que ainda não fui.
Eu
gostaria de ser
Aquela
que sempre, sempre...
...
Que sempre quis ser, a Felicidade.
Escola
adventista de 1º Grau de Araraquara. Teimando com temas. Coord.Prof.ª Maria
Lúcia de Arruda Mazzotti, 1995.
Eu gostaria de ser
Raphael Cezar Troleze
Eu gostaria de ser um pássaro
Para observar o mundo do alto
Para voar pelas asas da liberdade
Eu gostaria de ser um pássaro
Para viver com a Natureza
Abraçar as nuvens
E olhar o horizonte do alto de uma árvore
Eu gostaria de ser um pássaro
Pra migrar junto com meu amor
Pelos diferentes países.
Eu gostaria de ser...
Escola
adventista de 1º Grau de Araraquara. Teimando com temas. Coord.Prof.ª Maria
Lúcia de Arruda Mazzotti, 1995.
Músicas
Aves da mata (Valdomiro Maicá), letra não disponível.
Cativeiros
Antônio Gringo
Ouvi um pássaro cantar num cativeiro
Naquele instante não contive a emoção
Em saber que a beleza em seu canto
Condenou-o a viver em uma prisão
Se, por cantares, hoje vives prisioneiro.
Somos iguais neste ofício de cantor
Pra dar ao mundo mais poesia e ternura
Em liberdade, cantar a vida e o amor.
(Não tem preço, a liberdade não tem dono.
Só quem é livre sente o prazer em cantar
Se um passarinho canta mais quando está preso
É no desejo de um espaço para voar)
Quantos homens nas gaiolas desta vida
Aprisionados pela empáfia do poder
São como pássaros, cativos da injustiça.
Morrendo aos poucos na prisão do mau-viver
Quero ver pássaros e homens livremente
Romper na vida toda forma de prisão
Que só o amor e liberdade nos cativem
Aprisionando-se em cada coração
(Não tem preço, a liberdade não tem dono.
Só quem é livre sente o prazer em cantar
Se um passarinho canta mais quando está preso
É no desejo de um espaço para voar)
Show de Deus (Daniel e Samuel)
Eu quero mostrar cantando o brilho da Natureza.
Eu vejo Deus trabalhando no seio dessa grandeza.
Parece uma linda orquestra que deus maestra com perfeição.
A melodia é a terra e deus não erra em sua canção.
As notas estão na pauta e pra Deus não falta inspiração.
À noite os vaga-lumes parecem o céu no chão.
Imitando as estrelas na escuridão.
A lua também retrata seu rosto de prata clareando caminho.
O canto do urutau cruza o florestal ecoando sozinho.
O lobo uivando diz: que ainda é feliz nesse seu cantinho.
A madrugada revela a passarada acordando.
O tiziu faz na capela, um coro com todo bando.
O canarinho responde depois se esconde de um gavião.
Também vai entrando em cena a seriema no chapadão.
Com seu cantar sem maldade me traz saudade no coração.
O sol vem rasgando a serra com seus raios vermelhados.
O cheiro sobe da terra do chão que está orvalhado.
As flores eu sei não falam, porém exalam o perfume seu.
As nuvens formam figuras que são pinturas aos olhos meus.
Parece um lindo quadro que é pintado pelas mãos de deus.
Depois que o dia amanhece, o show ainda continua.
No milho que amadurece os papagaios flutuam.
Dos ninhos vem alegria, pois denunciam que alguém nasceu.
Assim é a natureza com sua beleza que não morreu.
E essa grandiosidade é na verdade, um show de Deus.
Ficha de entrevista
Nome
do entrevistador:
.......................................................................................................
Nome
da pessoa entrevistada:
............................................................................................
Data
de nascimento : ..............................................
Idade:
.................................................
Nome
da rua onde mora: ........................................
Número:
.............................................
O que
há de importante nessa rua?
....................................................................................
Nesta
rua, o que predomina é:
( ) moradias (
) comércios ( ) indústrias (
) quintais ( ) jardins
Existe
área verde? Se sim, como ela é?
...............................................................................
No
seu terreno existem árvores nativas ou frutíferas? Quais?
...........................................
Em
caso afirmativo da pergunta anterior, é possível observar os pássaros nestas
árvores?
........................................................................................................................................
É
possível identificar alguma espécie destes pássaros? Dê alguns nomes que você
conhece:
................................................................................................................................
Você
costuma alimentar os pássaros quando estão próximos da sua residência?
..............
Comente
com o entrevistador o que você acha sobre aos pássaros? Eles devem estar em
gaiolas? Eles devem ficar em cativeiros, ser comercializados ou
livres?...............................
Obrigado pelas informações!
Algumas atividades por escrito dos alunos através de
interpretação.
Imagens
pinturas em telhas




















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