Projeto Práticas Pedagógicas- Liberdade sem Gaiolas- Professor Darcy Machado Ferreira

 

Prêmio Práticas Pedagógicas

Nome do projeto: Liberdade sem gaiolas

Escola: Escola Municipal de Ensino fundamental Padre Libório Poersch

Turma: 3º ano – A                           Período de aplicação: Todo ano letivo (2021)

Professor responsável: Darcy Sérgio Machado Ferreira

Introdução:

      A cada dia que passa contemplou nosso paisagismo, mesmo com os contrastes diante de vários fatores da destruição, talvez no revoar dos pássaros uma das cenas mais resplandecedoras sobrevoando nossas colinas, matas e praças. Talvez que para muitos, os pássaros não passam de uma simples ave. Muito pelo contrário, temos uma imensa diversidade de espécies de aves em nossa coletânea de aves brasileiras. Algumas espécies quase em extinção, outras embelezando cada vez mais nossa Natureza e por outro lado, convivemos com a triste realidade por todos os lados: Além do envenenamento por pesticidas de nossos pássaros, assistimos perplexos o comércio clandestino e aprisionamento de nossos pássaros.

Justificativa:

    O presente Projeto tem por finalidade, a conscientização dos envolvidos (crianças), refletir sobre o assunto de modo que, ainda pequenos aprendam na escola o sentimento de apreço pelas aves (pássaros), mas que tal admiração seja entendida de maneira educativa onde o amor pelas aves não seja disseminado através de criatórios clandestinos ou, mesmo que legalizados e sim, o apreciar dos pássaros libertos embelezando nossos campos, matas, e praças. Assim, de forma educativa todos envolvidos além do conhecimento didático começam ter sua própria reflexão sobre os cuidados com nossas aves.

Objetivos:

 - Participar de leituras de textos enfatizando a importância do assunto debatido, debatendo suas causas, razões, consequências e causas da extinção de espécies de pássaros no país e região onde a criança reside;

 - Desenvolver leituras de poesias relacionadas aos pássaros de modo que desperte o interesse da criança o ponto de vista literário;

- Despertar o olhar artístico de cada criança através de pinturas de pássaros em telhas associando a sustentabilidade no reaproveitando de telhas para aplicar a pintura dos pássaros tornando a estética de suas residências mais bonitas substituindo os “pássaros nas gaiolas”.

 

Delimitação do problema:

Promover a conscientização através da criança de modo que as espécies dos pássaros não sejam exterminadas, muito menos criadas em criatórios e sim criados em liberdade.

Metodologias:

   O presente projeto foi direcionado para crianças em fase de alfabetização (terceiro ano), sendo proporcionadas diversas atividades com leitura textual, produção de pequenos textos de modo que a criança possa conseguir expor seu ponto de vista, poesias, leitura de reportagem, música regionalista. Todas estas atividades tiveram interpretações com respostas pessoais do aluno, sendo a última atividade (ainda em andamento), os alunos escolhem um pássaro para pintura artesanal em telha. Depois de concluída, o aluno leva para embelezar sua casa.

Referencial teórico:

Alegria do Saber/ Luciana Passos – Albani Fonseca – Marta Chaves. Editora Scipione 1996 - ISBN 85-262-1788-7

 

Língua Nacional e Educação Artística. Antoninho L. Cilli / Benigno Garcia dos Santos – Biblioteca Demonstrativa do Instituto Nacional do livro – Brasília. Educação Artística Abril Press – São Paulo, Seção Gráfica da Editora do Brasil S/A ISBN – 85 – 10 - 001154.

 

Folhinha de São Paulo – 04/03/79

 

Martos Cloder Rivas, 1942 – Viver e aprender português, 3/Cloder Rivas Martos – 6. ed.refor.- São Paulo : Saraiva, 2000. – (viver e aprender; 3)

Edição não consumível.

1ª reimp.

Suplementado por manual do professor.

ISBN 85-02-02243-1(aluno) – ISBN 85-02-02244-X(professor)

1 – Comunicação e expressão (ensino fundamental) I. Título. II. Série

00 – 3462                                                                                   CDD – 372.6

 

Considerações finais:

    Todo projeto pedagógico quando é planejado de forma que desperte o interesse do aluno, independente do tempo e cronograma para ser trabalhado pode ser uma ferramenta de discussão onde o despertar da criança nas discussões tem a tendência de ser aprofundado cada vez mais nas discussões propostas. Exposto no inicio do projeto, as preocupações advindas neste cenário pelo “descaso” aos inúmeros acontecimentos através dos meios de comunicações sobre o que acontece com nossa Natureza, entre esses acontecimentos incluímos o desaparecimento das espécies de pássaros, razão que deixou os alunos preocupados sobre o assunto. Mesmo que, ainda não concluído o projeto, os alunos estão engajados nas discussões de modo que, se cada um estiver engajado na defesa dos pássaros, certamente teremos mais locais embelezados pelos encantos dos pássaros, suas cores, além de ser também os protagonistas no “leva e traz” de sementes de árvores distribuídas pelos mesmos nos diferentes modos de locomoção.

  Para os alunos, o momento de aprendizado está apenas começando. Uma proposta diferente, mas que aborda a realidade que estamos procurando serem os “multiplicadores” dos saberes, onde se cada um tomar a decisão de orientar, cuidar, lembrar e até mesmo cuidar os pássaros que nos rodeiam, com certeza teremos nossos quintais, nossas praças, nossas matas embelezadas pelos encantos dos pássaros da nossa região. Continuamos sempre cuidando de umas belezas que encanta nossas vidas.

 

Anexos:

Ninho no coração

O passarinho

caiu do ninho.

Cortaram a árvore,

pisaram o ninho

e o passarinho,

não tem mais lar,

não tem mais mãe,

 não tem mais nada,

não tem mais ninguém.

Agora só tem a mim,

e eu agora tenho a ele.

Vou colocar com cuidado

no bolso da minha blusa.

Parece que está com frio,

pois pulsa na minha mão.

Quem sabe ele faz um ninho

dentro do meu coração?

Pedro Bandeira. Cavalgando o Arco-íris. 2ª ed. Rio de Janeiro, Aguilar, 1967.

 

Ninhos para pássaros

    Araçatuba – há 30 anos os meninos costumavam pegar o estilingue e caçar passarinhos nas matas próximas do Ribeirão Baguaçu, em Araçatuba. Hoje, além de não existir a fartura de pássaros, a Polícia florestal não permite. Para ter mais aves por perto, o garoto Marco Aurélio Amadeu, de 13 anos, constrói ninhos pra espécies raras na Natureza como curió bicudo. Com a ajuda da família está produzindo dois mil ninhos por ano e, além de se divertir com isso ganha dinheiro.

   Aprendeu tudo com o pai, José Geraldo Amadeu que, na infância, caçou muita perdiz e codorna nas pastagens da periferia de Araçatuba. Há 15 anos, o pai ganhou um curió do irmão mais velho. Com apenas 14 centímetros, o passarinho encantou o rapaz pela desinibição. Cantava na gaiola, mesmo a poucos centímetros de seu olhar curioso.

   Hoje, nas paredes da casa de Marco Aurélio, estão 50 gaiolas com aves fêmeas procriadoras e vários reprodutores treinados a cantar estilos clássicos. Todos aprendem ouvindo música clássica.

O Estado de são Paulo. 18/11/95. Estadinho.

 

O cantor das matas

   O uirapuru é o cantor das florestas amazônicas. É um pássaro que tem um canto tão lindos, tão melodioso que os outros ficam quietos e silenciosos, só para ouví-lo. O uirapuru tem a cor verde-oliva e a cauda avermelhada. Quando começa a cantar, toda a mata emudece para ouvir seus gorjeios maravilhosos.

   Por isso, os sertanejos acham que esse pássaro é um ser sobrenatural. Aliás, uirapuru quer dizer pássaro que não é pássaro. Depois de morto, seu corpo é considerado um talismã, que dá felicidade a quem o possui.

   A lenda do uirapuru é interessante. Dizem que, no sul do Brasil, havia uma tribo de índios, cujo cacique era amado por duas moças muito bonitas. Não sabendo qual escolher, o jovem cacique prometeu casar-se com aquela que tivesse a melhor pontaria. Aceita a prova, as duas índias atiraram flechas, mas só uma acertou o alvo. Essa casou-se com o chefe da tribo.

   A outra, chamada Oribici, chorou tanto as suas lágrimas formaram uma fonte e um córrego. Pediu ela a Tupã que a transformasse num passarinho para poder visitar o cacique, sem ser reconhecida. Tupã fez-lhe a vontade. Mas verificando que o cacique amava sua esposa, Oribici resolveu abandonar aqueles lugares. E voou para o norte do Brasil, indo parar nas matas da Amazônia.

  Para consolá-la, Tupã deu-lhe um canto melodioso. Por isso, ela vive a cantar para esquecer as mágoas. E os outros pássaros, quando encontram o uirapuru, ficam calados, para ouvir suas notas maviosas.

Esta história foi retirada do livro Lendas e mitos do Brasil, de Theobaldo Miranda dos Santos.

 

Canta, passarinho

  Você já olhou bem de perto um passarinho? Uma ave qualquer?

  O que notou? Percebeu que a ave pisca quase sem parar?

  É que as aves têm uma membrana, além das pálpebras, e esta membrana serve para proteger seus olhinhos do vento e da água, quando voam (na chuva). Por isso, quando as olhamos, parece que elas piscam mais do que seria normal...

  E por que as aves cantam? O que seu canto significa?

  Muita coisa.

  Em geral, quem canta é o macho, isto é, o “homem” do casal. E ele canta ou para chamar sua companheira, na época da reprodução, ou para avisar os outros pássaros que ele chegou, isto é, que o território onde ele está já tem dono. Mas os pássaros também cantam por puro contentamento. Ou então por sentirem medo, diante da proximidade do perigo: com seu canto, eles avisam outros sobre alguma ameaça.

Folhinha de São Paulo – 04/03/79

 

Um sonho

Ana Cecília de Lucena Figueiredo

Eu gostaria de ser

Uma águia.

Um pássaro,

Uma abelha ou um vagalume.

Tudo o que tenha asas e a possibilidade de poder voar.

 

Voar, voar, voar...

Voar sobre as ondas do mar.

Voar diante da Natureza

Voar no céu sobre as nuvens do ar.

 

Eu gostaria de ser uma margarida.

Uma flor, ou uma rosa.

Que possa desabrochar na floresta

Desabrochar-me para poder sorrir para a Natureza.

 

Eu gostaria de ser aquela que ainda não fui.

Eu gostaria de ser

Aquela que sempre, sempre...

... Que sempre quis ser, a Felicidade.

 

Escola adventista de 1º Grau de Araraquara. Teimando com temas. Coord.Prof.ª Maria Lúcia de Arruda Mazzotti, 1995.

                                                       Eu gostaria de ser

Raphael Cezar Troleze

Eu gostaria de ser um pássaro

Para observar o mundo do alto

Para voar pelas asas da liberdade

 

Eu gostaria de ser um pássaro

Para viver com a Natureza

Abraçar as nuvens

E olhar o horizonte do alto de uma árvore

 

Eu gostaria de ser um pássaro

Pra migrar junto com meu amor

Pelos diferentes países.

Eu gostaria de ser...

 

Escola adventista de 1º Grau de Araraquara. Teimando com temas. Coord.Prof.ª Maria Lúcia de Arruda Mazzotti, 1995.

 

 

Músicas

Aves da mata (Valdomiro Maicá), letra não disponível.

 

Cativeiros

Antônio Gringo

Ouvi um pássaro cantar num cativeiro

Naquele instante não contive a emoção

Em saber que a beleza em seu canto

Condenou-o a viver em uma prisão

 

Se, por cantares, hoje vives prisioneiro.

Somos iguais neste ofício de cantor

Pra dar ao mundo mais poesia e ternura

Em liberdade, cantar a vida e o amor.

 

(Não tem preço, a liberdade não tem dono.

Só quem é livre sente o prazer em cantar

Se um passarinho canta mais quando está preso

É no desejo de um espaço para voar)

 

Quantos homens nas gaiolas desta vida

Aprisionados pela empáfia do poder

São como pássaros, cativos da injustiça.

Morrendo aos poucos na prisão do mau-viver

 

Quero ver pássaros e homens livremente

Romper na vida toda forma de prisão

Que só o amor e liberdade nos cativem

Aprisionando-se em cada coração

 

(Não tem preço, a liberdade não tem dono.

Só quem é livre sente o prazer em cantar

Se um passarinho canta mais quando está preso

É no desejo de um espaço para voar)

 

 

Show de Deus (Daniel e Samuel)

Eu quero mostrar cantando o brilho da Natureza.

Eu vejo Deus trabalhando no seio dessa grandeza.

Parece uma linda orquestra que deus maestra com perfeição.

A melodia é a terra e deus não erra em sua canção.

As notas estão na pauta e pra Deus não falta inspiração.

À noite os vaga-lumes parecem o céu no chão.

Imitando as estrelas na escuridão.

A lua também retrata seu rosto de prata clareando caminho.

O canto do urutau cruza o florestal ecoando sozinho.

O lobo uivando diz: que ainda é feliz nesse seu cantinho.

A madrugada revela a passarada acordando.

O tiziu faz na capela, um coro com todo bando.

O canarinho responde depois se esconde de um gavião.

Também vai entrando em cena a seriema no chapadão.

Com seu cantar sem maldade me traz saudade no coração.

O sol vem rasgando a serra com seus raios vermelhados.

O cheiro sobe da terra do chão que está orvalhado.

As flores eu sei não falam, porém exalam o perfume seu.

As nuvens formam figuras que são pinturas aos olhos meus.

Parece um lindo quadro que é pintado pelas mãos de deus.

Depois que o dia amanhece, o show ainda continua.

No milho que amadurece os papagaios flutuam.

Dos ninhos vem alegria, pois denunciam que alguém nasceu.

Assim é a natureza com sua beleza que não morreu.

E essa grandiosidade é na verdade, um show de Deus.

 

 

Ficha de entrevista

Nome do entrevistador: .......................................................................................................

Nome da pessoa entrevistada: ............................................................................................

Data de nascimento : ..............................................

Idade: .................................................

Nome da rua onde mora: ........................................

Número: .............................................

O que há de importante nessa rua? ....................................................................................

Nesta rua, o que predomina é:

(        ) moradias  (        ) comércios  (         ) indústrias  (          ) quintais (       ) jardins

Existe área verde? Se sim, como ela é? ...............................................................................

No seu terreno existem árvores nativas ou frutíferas? Quais? ...........................................

Em caso afirmativo da pergunta anterior, é possível observar os pássaros nestas árvores?

........................................................................................................................................

É possível identificar alguma espécie destes pássaros? Dê alguns nomes que você conhece: ................................................................................................................................

Você costuma alimentar os pássaros quando estão próximos da sua residência? ..............

Comente com o entrevistador o que você acha sobre aos pássaros? Eles devem estar em gaiolas? Eles devem ficar em cativeiros, ser comercializados ou livres?...............................

Obrigado pelas informações!

 

Algumas atividades  por escrito dos alunos através de interpretação.







Imagens pinturas em telhas
































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