Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch
Turmas de sextos anos do Ensino Fundamental
Projeto: Prêmio Práticas Pedagógicas.
Espaço reservado ao leitor nos meios de comunicação
Professora Beatriz de Freitas Pires
Herval
2021
Introdução
A prática pedagógica foi desenvolvida durante o período de aulas remotas, devido a pandemia de covid19 que se abateu sobre nós, fazendo com que, de forma emergencial e conscientes do prejuízo que isso traria para a educação, porém com o intuito maior de preservar a saúde e a vida dos seres humanos envolvidos no processo educacional, passássemos de aulas presenciais, para aulas através de aplicativo instantâneo de mensagens e material impresso para os alunos.
A prática foi desenvolvida com o intuito que os alunos interagissem com as famílias sobre os conteúdos das aulas, sendo que nas aulas remotas essa interação é fundamental. E olhassem ao seu redor, sua casa, considerando o planeta Terra, o país, o município e o bairro no qual estão inseridos. Desta forma observando, escrevendo, lendo, pesquisando, refletindo e compartilhando conhecimentos, desenvolvendo as habilidades necessárias para um bom uso da língua portuguesa padrão. E suas caracteríscas que se diferem na língua escrita e falada.
A partir da leitura de espaços reservados aos leitores em revistas para o público adolescente, estimulou-se o aluno a descobrir curiosidades, conversando e pesquisando, compartilhando conhecimentos gerais com colegas e familiares, através da escrita no aplicativo de mensagens. Os alunos que recebem material impresso e não possuem acesso ao aplicativo por falta de condições financeiras de manter a internet ou por não conseguir estudar através de tal aplicativo, expondo diversas justificativas, realizaram a escrita da curiosidade, a professora realizou a leitura da pergunta do aluno, pesquisou e respondeu no próprio material.
Trabalhando a sinonímia das palavras, reescrevendo frases. Pesquisando o significado das palavras, analisando o contexto na qual estão inseridas.
Através do aplicativo de mensagens, o aluno recebeu o jornal que circula na cidade, em formato PDF. Para os alunos que retiram material impresso, foi entregue o jornal de forma impressa, com indicações de leitura, feita pela professora e sugestão de que todos os integrantes da família poderiam realizar a leitura do jornal.
A partir desta leitura, a proposta foi que cada aluno produzisse um texto direcionado para o jornal, em formato de pergunta ou comentário. A professora enviou os textos produzidos pelos alunos para o editor do jornal, conforme combinado previamente, porém ainda não tivemos a publicação realizada.
Justificativa
Neste período de distanciamento social devido a pandemia de covid19, muitas vezes nos direcionamos a mídias que retratam realidades distantes da nossa e perdemos um olhar ao que é nosso, nossa beleza, nossos problemas e nossa cultura.
Observando a necessidade de estímulos à leitura e escrita, assim como a interação dos alunos adolescentes com os demais integrantes da família e professora, desenvolvemos a prática pedagógica. Com o intuito de que os alunos utilizem a internet como ferramenta de pesquisa e informação. Interação entre colegas, indicações de leitura e descobertas através do whatsapp, dentro do grupo de estudos. E a valorização da escrita do aluno.
Objetivos:
Estimular a leitura tanto na internet, quanto em mídias impressas;
Estimular a pesquisa por informações na internet;
Despertar o desejo de se informar e ler em todos os integrantes da família do aluno;
Disponibilizar informações aos alunos que não tem acesso a internet;
Identificar as características da língua portuguesa padrão;
Interpretar gráficos;
Estudar os substantivos;
Reescrever frases fazendo uso de palavras que são sinônimos;
Observar que o significado de uma palavra pode depender do contexto;
Observar e refletir sobre o ambiente no qual o aluno está inserido;
Descrever de forma escrita, aspectos positivos e negativos do bairro;
Realizar a leitura de forma crítica;
Desenvolver a leitura em voz alta;
Refletir sobre suas atitudes enquanto cidadão;
Expressar sentimentos através da linguagem escrita.
Delimitação do problema
Observamos que os adolescentes utilizam a internet, o celular ou computador, mais para jogos, do que pesquisa por informações, um pouco de uso para redes sociais, realizando a leitura de imagens com poucas palavras, observou-se então a importância do estímulo a leitura de textos informativos, sejam com conteúdo direcionado para sua idade, ou já com teor para todos os públicos, direcionado para o município onde vivem, concedendo a eles a oportunidade de ler, refletir e escrever sobre o que leram. Assim como também realizando pesquisa na internet, compartilhar os conhecimentos com colegas e familiares.
Metodologias
As metodologias utilizadas foram: aplicativo instantâneo de mensagens (Whatsapp), fotos e imagens; áudios de interação entre professor e alunos, assim como leitura de texto realizada pelos alunos e enviada para a professora através de áudios; vídeos explicativos; descrições escrita dos alunos, referente ao bairro no qual residem, também o sentimento em relação a pandemia de covid19; jornal impresso e em PDF disponível para leitura, com indicações pré definidas, com a sugestão de que todos os integrantes da família realizassem a leitura do jornal; escrita de texto; escrita e reescrita de frases; escrita manual e em editor de textos no computador ou celular, preferencialmente o Word.
Referencial teórico
Delmanto, Dileta. Carvalho, Laiz B. de. Livro didático, Jornadas.port, língua portuguesa, 6º ano.
Jornal O Herval. Edições de abril e maio de 2021.
Considerações finais:
Consideramos que os alunos que participam das aulas remotas através do aplicativo de mensagens, tem maior facilidade em atingir os objetivos propostos, em comparação com os que participam retirando material impresso.
A interação entre alunos nos grupos de estudos foi satisfatória, os alunos trouxeram questões interessantes de conhecimentos gerais, agregando conhecimentos. As curiosidades expressas através do material impresso, escrita pela maioria dos alunos eram pertinentes e interessantes. Observou-se também que alguns alunos que retiram material impresso, não é o aluno que realiza as propostas de língua portuguesa, provavelmente é algum familiar, sendo que o aluno demonstrou desconhecer o jornal entregue e a atividade havia sido realizada.
As produções finais realizadas pelos alunos foram satisfatórias, cada um mantendo o seu estilo, o que foi muito positivo, observar que a maioria dos alunos havia lido uma das matérias indicadas e produzido a partir da leitura, e em alguns casos interação familiar. Outros casos de forma individual, demonstrando a responsabilidade do aluno com as atividades escolares.
Após o retorno da aula presencial, fiquei muito feliz quando um dos alunos que realizava as atividades através do material impresso, comentou comigo sobre a leitura de uma “curiosidade” que ele havia lido no material de língua portuguesa.
Não posso deixar de manifestar uma pontinha de frustração pela não publicação do material construído pelos alunos no jornal da cidade. E a espera que seja publicado em uma próxima edição. Deixei claro para os alunos, que eu faria uma pré-seleção do material e na edição do jornal seriam selecionadas um, mais ou nenhum conteúdo, mas que eu, enquanto professora realizaria o envio da produção escrita.
Em todos os momentos buscando cultivar a ideia de que a vida voltará a ser igual ou melhor do que era antes da pandemia e desse distanciamento físico que nos é imposto.
Anexos
Herval, 29 de abril de 2021.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch.
Desastre da natureza
Ao ler o artigo que fala do desastre causado pelo recente temporal, que em minha opinião foi uma matéria muito interessante, venho parabenizar o jornal pela excelente matéria. Continuem assim!
Atenciosamente
João Vitor, 6º ano C.
...................................................................................................................................................................
Herval, vinte e nove de abril de 2021.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch.
Gostei bastante da matéria que relata sobre o Herval do tempo antigo (Década de 1940), por falar em coisas que aconteceram há tempos atrás e que eu gosto de saber. E se não fosse pelo jornal, não saberia.
Anna Teresinha Freitas Xavier
6º ano C.
...................................................................................................................................................................
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch
Herval, 30 de abril de 2021.
Eu tenho uma pergunta para o jornal O Herval. Por que não colocam quantas pessoas já foram vacinadas para COVID19? Só colocam as mortes.
Thiago Lopes Leivas
Turma: 6º ano B
...................................................................................................................................................................
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch
Herval, 30 de abril de 2021.
Eu acho uma boa ideia comprar vacinas para COVID19. Gostaria de saber se irão vacinar as crianças também?
Otávio Gonçalves Ávila
Turma, 6º ano C
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch
Eu escolhi no jornal O Herval, a reportagem sobre covid19, na qual gostaria de dar a minha opinião sobre vacinas, segundo os protocolos estabelecidos, o uso de máscaras, álcool gel 70%, lavar bem as mãos, mas acredito que só a vacina em toda a população, incluindo, alunos e professores e os comerciantes em geral, tudo será resolvido.
Aluno: Pedro Zuriel Xavier Batista
Turma: 6º ano A
............................................................................................................................
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch
Herval, 03 de maio de 2021.
Caro jornal O Herval, ao ler a matéria sobre a retomada das obras de construção do CRAS, observei que as obras estavam paralisadas, e que agora já está concluída 85%, restando apenas a conclusão da parte elétrica, pintura no interior do prédio, calçamento e cercamento na parte externa.
Espero que esta seja concluído para o bem de todos hervalenses. Os senhores do jornal estão de parabéns pela excelente matéria publicada no jornal da 1º e 2º quinzena de março de 2021.
Atenciosamente
Thiago Botelho Gasque
............................................................................................................................
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch
Herval, 30 de abril de 2021.
Covid19
Com a chegada desse vírus que afetou o mundo todo, o que nos tranquiliza é que nossa cidade esta investindo na compra da vacina para nossa sociedade. Assim logo estaremos todos protegidos contra o cvid19.
Aluno: Thaison Faco Nunes
..........................................................................................................................
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch
Herval 30 de abril de 2021
Matéria sobre a compra de vacinas para Herval
Achei muito legal este investimento do Poder Público, pois com esta vacinação será imunizada toda a população da cidade, diminuindo os casos e a contaminação por esse vírus mortal.
Espero que realmente a prefeitura consiga comprar toda essa quantidade de vacinas e que isso aconteça em breve para que a gente possa voltar a ver nossos colegas, professores, amigos e principalmente poder sair de casa.
Sei que não pode fazer a vacina em menores de 18 anos, mas vacinando a maioria da população acima de 18 anos, já não vai ter tanto vírus espalhado.
Gostei muito dessa informação que li em seu jornal, nos trás esperança de dias melhores e da cura de todos, e se mais cidades fizerem isso, em breve de todo mundo estará livre do vírus.
Marina Rodrigues Ferreira
6º ANO B
........................................................................................................................................
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL Pe. LIBÓRIO POERSCH
Herval, 30 DE ABRIL DE 2021.
Obras do Programa Segunda Água Retomam
Eu acho a ideia de criar açudes, brilhante, pois além de ajudar nas grandes épocas de secas, é muito bom para a criação de peixes (piscicultura, como vemos na reportagem de Março no jornal). Isso seria muito bom para a criação de gado, irrigação e acesso de água fácil.
Porém os micro açudes deveriam ser estabelecidos em lugares de real precisão, não sei se esse já é o plano, mas em minha opinião deveriam ser criados em regiões que praticam a piscicultura, criação de gado,entre outros animais e também para a irrigação, esses são os fatores principais, as pessoas envolvidas no projeto também tem que ter a base de que, o terreno tem que ter uma terra apropriada para tais produções, eu mesmo achava que poderia ser em qualquer tipo de terra, porém não,no caso da carpa, precisa ter uma água que seja própria para plantas aquáticas, sua base de alimento, a traíra por exemplo, precisa de uma terra aquática limpa, porém com algumas plantas para sobreviver.
Eu acho uma ótima ideia as dos micro açudes, esse assunto chamou minha atenção pelo fato de que precisamos de mais águas para ambas as produções, e apoio demais essa ideia, porém acho que antes de pôr em prática, os político deveriam ir em busca de mais recursos para atender a todos agricultores e micro agricultores.
Nome: Alek José Gonçalves Garcia
6º ano B
Professora: Beatriz Freitas Pires
.....................................................................................................................
Escola Municipal De Ensino Fundamental Pe.Libório Poersch
HERVAL, 30 DE ABRIL DE 2021.
“Na tarde de 26 de fevereiro Herval recebe novo investimento destinado a Saúde”
É de muita importância os investimentos em saúde, pois sem saúde não se tem nada assim pode se dizer. Achamos bom, pois com novos investimentos na saúde Herval só tem a ganhar se fizer bom uso no gerenciamento do dinheiro.
Crianças, jovens, adolescente, adultos e idosos precisam de todos os tipos de tratamentos, inclusive vacinas e medicamentos para os que não tem condições de comprar seus próprios medicamentos, que são receitados pelos médicos.
A deputada Federal Liziane Bayer destinou ao nosso município, através de uma emenda parlamentar repasses para saúde e ainda frisou seu interesse em conhecer de perto a realidade de Herval. Adorei a colaboração da mesma em se colocar à disposição para auxiliar e atender as demandas apresentadas.
Pensamos que saúde não pode esperar, tem que deixar de lado certas burocracias e tem que ter mais ação.
Todas as demandas deverão ser sempre de caráter emergencial se tratando de saúde e aceitar toda e qualquer ajuda seja do parlamentar que for.
Nenhum comentário:
Postar um comentário