PRÊMIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - CATEGORIA ANOS INICIAIS
PROJETO 1-
Nome do Projeto:
“Sozinhos não somos nada. Juntos seremos fortes”!
Escola: Escola
Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch
Turma: 2º Ano – A Período de aplicação: Todo
Ano Letivo (2022)
Professor responsável:
Darcy Sérgio Machado Ferreira
Introdução:
O mundo, de um modo geral está passando
por transformações sócias afetivas entre nações, povos, grupos e famílias.
Portanto, os meios comunicativos, as redes sociais, ao mesmo tempo em que
exercem seu papel fundamental, que é a comunicação, acabam transformando entre
tantos episódios, uma desigualdade diante do papel sobre a comunicação ao qual
exerce fazendo com que a humanidade torne-se cada vez mais individualista,
materialista nos seus atos, o que, para nós educadores, é um enorme desafio na
escola dentro do nosso ofício de educadores mostrar que ainda há outro caminho,
a possibilidade de ensinar nossas crianças desde pequenas compreenderem o
sentido de um mundo mais justo, sem diferenças, sem desigualdades e tornando-as
mais amorosas entre si, na comunidade onde vive juntamente com a sociedade que
se insere.
Justificativa:
“que
conteúdos ensinar, a favor de que ensiná-los, a favor de quem, contra quem.
Quem escolhe os conteúdos e como são ensinados. Que é ensinar? Que é aprender?
Como se dão as relações entre ensinar e aprender? Que é o saber de experiência
feito? Podemos descartá-lo como impreciso desarticulado? Como superá-lo? Que é
o professor? Qual seu papel? E o aluno, que é? E o seu papel? (...) Como
superar a tentação basista, voluntarista, e como superar também a tentação
intelectualista, verbalista, blablabante? Como trabalhar a relação linguagem –
cidadania?” (pp.135-136).
Com esta afirmação do então Educador Paulo
Freire, a proposta do Projeto é exatamente direcionar aos nossos pequenos, os
ensinamentos para as crianças voltadas para objetivos que os mesmos sejam
“elos” de transformação social e “multiplicadores de conhecimentos” aproximando
o aprendizado com ações concretas no meio em que vivem ainda pequenos.
É preciso, aproveitar os espaços de
aprendizados na escola de modo que a superação do educador tenha o importante
papel ao valorizar os conhecimentos trazidos pelo aluno que, entre tantos, as
várias possibilidades de aberturas destes conhecimentos para as diversas áreas
no seu relacionamento social.
Acima de tudo, precisamos “resgatar” o
verdadeiro conceito de que: “não vivemos isolados”, precisamos estar próximos
da família, precisamos compreender o verdadeiro significado de nossas vidas em
comunidade, precisamos acima de tudo conhecer nossos direitos e deveres, estar atentos
aos acontecimentos relacionados ao meio ambiente e fortalecer a compreensão de
que nada se faz através do individualismo e sim através do coletivo e social.
Objetivos:
-
Participar de escrita e leituras de textos relacionados aos temas desenvolvidos
no Projeto, valorizando as discussões através do professor/aluno/família/comunidade.
-
Despertar o olhar crítico através de atividades artísticas aprimorando a
discussão sobre o tema do Projeto.
-
Promover a interação das crianças nas discussões temáticas voltadas para
cidadania na comunidade.
-
Realizar trocas de conhecimentos através do intercâmbio Brasil/França sob
orientação do professor,
Metodologias:
O
Projeto “Sozinhos não somos nada. Juntos seremos fortes”!, está sendo direcionado
para crianças em fase de alfabetização (segundo ano), de modo que serão
oferecidas diversas modalidades de atividades através de leituras, escrita de
pequenos textos, noções matemáticas, valorização do meio em que vive, ações
solidárias, atividades desenvolvidas através da música, pinturas artesanais de
modo que o aluno possa expor seu ponto de vista tornando-se “multiplicador de
conhecimentos” na comunidade.
Neste ano letivo foi implantado o sistema de
ensino SIM – FTD, que baseado nas leituras de textos, discussões mediadas pelo
professor sobre os assuntos debatidos, partiu-se para o concreto de construções
de maquetes, análises de consumo de energia e água, (noções monetárias),
discussões sobre as questões ambientais e sociais.
Cronograma:
Março
-
Escrita e leitura de pequenos textos;
-
Atividades relacionadas com o Dia Internacional da Mulher; (leitura poesia)
-
Atividades sobre o Dia mundial da Água; (leitura poesia)
-
Campanha da Fraternidade;
Abril
-
Escrita, leitura e produção de pequenos textos;
-
Páscoa – Símbolo Pascal – Ovo
-
Monteiro Lobato – Felin
Maio
Dias
das Mães;
-
Escrita, leitura e produção de pequenos textos; (poesia)
Música;
(imagens da coreografia)
Junho
Escrita,
leitura e produção de pequenos textos;
Dia
do meio Ambiente;(participação da turma na Sessão da Câmara de Vereadores no
dia06/06/2022)
Música
“É tempo de ser feliz – Cristina Mel (apresentação na Sessão da Câmara de
Vereadores em 06/06/2022)
Envio
de relatos através do WhatsApp relacionados a trocas e conhecimento e
experiências para crianças em escolas francesas (troca de conhecimentos).
Festas
Juninas (imagens mesa farta junina)
Inverno
Julho
-
Escrita, leitura e produção de pequenos textos;
-
Registro nos anexos do Projeto sobre as atividades já realizadas.
Agosto
-
Escrita, leitura e produção de pequenos textos;
-
Encaminhamento de atividades para trocas de experiências e conhecimentos com
alunos de Escola na França.
Musica;
Dia
dos Pais; (Festa da Família)
Setembro
-
Escrita, leitura e produção de pequenos textos;
-Semana
da Pátria;
-
Semana Farroupilha;
-
Primavera
-
Música;
Outubro
-
Escrita, leitura e produção de pequenos textos;
Semana
da Criança;
Música.
Novembro
-
Escrita, leitura e produção de pequenos textos;
Semana
da Consciência Negra;
Dezembro
Natal.
Avaliação
do Projeto:
O presente Projeto terá como critérios de
avaliação no final da aplicação do mesmo ( final das atividades no mês de
dezembro) seguindo os critérios abaixo:
-
Participação dos alunos nas atividades;
-
Evolução na leitura e escrita;
-
Desenvolvimento através do senso crítico de cada aluno ao opinar sobre cada
atividade proposta;
-
Participação da família através das discussões sobre o Projeto;
Anexos:
Março
Poesia
Mulher
bonita
Marcelo
FoucketRosembrock
Mulher bonita
Não é aquela que parece
perfeita
Mulher bonita
É aquela que é
verdadeira
Mulher bonita
Também tem barriga
Mulher bonita
Não é uma sereia
perfeita
Mulher bonita
Tem estrias na barriga
Mulher bonita
Tem beleza verdadeira
Mulher bonita
É morena, é mulata e
negra
Mulher bonita
Tem na sua essência a
beleza
Mulher bonita
Pode ser loira ou ruiva
Terá sempre a sua
beleza
Mulher bonita
É alma, é coração e
inteligência...
Mulher bonita
É isso... é verdade, é
intensa...
Mulher bonita...
(ver cópias da mensagem
para a Mulher)
Dia mundial da Água
(poesia)
Água clarinha
que corre, que desce...
Que sobe, que cai!
que é fumacinha.
Que são pedacinhos
que mudam de forma,
constantemente.
Que sai das nuvens,
que alegra as plantas.
Que sacia a sede de
plantas e animais.
E a minha também, não
falte jamais!
Autor
desconhecido
Água
Sou
cristalina e fresca,
salgada
e doce.
Todos
dependem de mim.
Sou
vida.
Existo
nas nuvens, em forma de gotas,
e
quando caio me chamam de chuva.
Existo
nos rios, nos lagos, nos mares,
nas
geladeiras e até mesmo nos lençóis subterrâneos.
Corro
nos leitos e pulo de altas quedas,
banho-te
todos os dias e mato a tua sede.
Alegro
as plantas quando as rego,
e
balanço os barcos nos mares.
Você
acha que sou farta, por isso me desperdiça,
você
me polui, me maltrata!
Estou
morrendo e você nem percebe.
Dia
do Filho
(para
o pai)
Feliz
é o homem
que
sabe dar banho,
alimentar,
cuidar, dar amor.
Carinho não é ajuda
e
sim obrigação
de
Pai.
(para
a mãe)
Para
lembrar
(...)
Lembra
dos nossos abraços infinitos,
quando
a gente vivia repetindo:
“Vamos
ficar assim para sempre!”,
abraço
de mãe e filho.
Amor
imenso, tão bonito!
(...)
E
lembra da minha promessa,
ao
te pedir para não ter pressa,
de
que meu colo será sempre teu,
assim
como o amor meu.
Não
importa qual a tua idade
“até
quando tiveres mil anos”
E
para toda eternidade.
Talita –
23/06/2017
Dia
do Meio ambiente (05 de junho)
Eco
lógico
Se
aos pássaros perguntares
Quem
polui os nossos ares,
onde
os pulmões se consomem,
o
eco lógico responde:
...
homem ... homem ... homem ...
E
o húmus de nosso chão,
que
resta pro nosso pão
logo
após uma queimada?
O
que era o Saara?
A
Amazônia o que será?
Um
futuro muito incerto?
O
eco lógico responde:
...
só deserto ... só deserto...
O
que resta desmatando,
O
que sobra devastando,
Ao
homem depredador?
O
eco lógico responde:
...só
a dor ... a dor ... a dor
Que
precisa a Natureza
para
manter a sua beleza
e
amainar a sua dor?
O
eco lógico, responde:
...
mais amor ... amor ... amor.
Autor
desconhecido.
A
invenção do abraço
Há
abraços longos
e
curtos,
magros
e gordos.
Há
braços brancos
e
negros,
de
velhos e crianças.
Há
braços de homens e mulheres,
há
braços e braços.
Até
que um dia
alguém
deu um passo, diminuiu o espaço
e
fez do braço
um
laço.
Foi
um sucesso,
virou
moda,
e
até na hora
do
fracasso
se
há braço
há
abraço.
Ricardo
Silvestres
É tudo invenção
São Paulo,
Ática. 2001.
Referências:
- Paulo Freire, Vida e
obra. / Organizado por Ana Ana Inês Souza, Gisele Moura Schinoorr, Sônia Fátima
Schwendler, Marilene A. Amaral Bertolini, Targélia de Souza Albuquerque, Maria
Aparecida Zanetti.
- São Paulo : Expressão
Popular, 2001. 368p.
ISBN: 5-87394-24-X
1.Educação. 2. Freire,
Paulo,1921 – 1997 . 3. Educação popular. 4. Pedagogia. 1. Souza, Ana Inês. Org.
CDD 21.ed
370
CIP-NBR12889-AACR
- SIM Sistema de
ensino: ensino fundamental: anos iniciais, 2º ano : língua portuguesa,
matemática, ciências, história, geografia, inglês, arte, caligrafia. – 2. Ed. –
São Paulo : FTD, 2019.
- CD “Mania de ser
feliz” Cristina Mel – Música: É tempo de ser Feliz.
Educação Ambiental. Da
teoria à prática
E24Educação ambiental
: da teoria à pratica / organização
/Cassiano Pamplona Lisboa, EuniceAitaIsaiaKindel ; Alexandre José Diehl Krob
... [et al.]. – Porto Alegre: Mediação, 2012.
144p.
Inclui bibliografia.
ISBN 978-85-7706-076-4
1.Educação Ambiental.
2. Educação Básica. 3.Ecologia. 4.Prática de ensino. 5. Professores – formação.
I. Lisboa, Cassiano Pamplona. II. Kindel, Eunice AitaIsaia. III. Krob,
Alexandre José Diehl.
Vídeos:
Leitura da poesia e reflexão do Rafael
https://www.youtube.com/watch?v=k0wuavaM3YI&t=8s
Poesia e reflexão da Antonella
https://www.youtube.com/watch?v=d6PR1H8fz6A
Leitura da poesia e reflexão do Hendrick.
https://www.youtube.com/watch?v=WfTR42osgIc
Poesia e reflexão da Sophia
https://www.youtube.com/watch?v=h3n0l1pWgic
Poesia e reflexão da Bibyana
https://www.youtube.com/watch?v=eBWfQG5eRvU
Poesia e reflexão do Thomaz
https://www.youtube.com/watch?v=jy4IFGIyw8o
Poesia e reflexão da Luzia
https://www.youtube.com/watch?v=x-dMYH8bJyM
Poesia e reflexão da Isabelli
https://www.youtube.com/watch?v=0yhJqzUg6Fs
Poesia e reflexão da Maysa
https://www.youtube.com/watch?v=H13ZbBrIDP4
Poesia e reflexão do Benjamin
https://www.youtube.com/watch?v=1nSeURK5lGA
Felin 2022
https://www.youtube.com/watch?v=Utivpyd1FZ0&t=4s
Sessão na Câmara de Vereadores
PROJETO 2-
Intervenções pedagógicas na alfabetização pós Pandemia
Professora Enairen Charqueiro Pinto- E.M.E.F.Carolina Anália Morais Sais
Introdução:
O presente projeto tem a finalidade de resgatar as aprendizagens perdidas e não adquiridas pelo aluno e retomada das habilidades em consequência ou não da Pandemia.
Justificativa:
As professoras da sala de aula viram a necessidade de recuperar aprendizagens, pois seus alunos apresentavam níveis de alfabetização muito distintos e agravou-se a situação com a Pandemia.
Metodologia:
Num primeiro momento foi realizada em colaboração com a equipe da SME, o teste da Psicogênese, para verificarmos os níveis de alfabetização que se encontram os alunos dos anos iniciais ( de 1º a 5º ano), desta instituição de ensino.
Realizamos então uma reunião com a direção, coordenação, professoras das turmas e Atendimento Educacional Especializado ( AEE), acertamos que poderíamos dividir os alunos em três grupos, os quais seriam atendidos pelas professoras das salas e professora do AEE.
Esses grupos são:
Grupo1- Pré-silábico – Composto com um aluno do 1º ano, um aluno do 2º ano, dois alunos do 3º ano e um aluno do 4º ano;
Grupo 2 - Silábico- Composto por três alunos do 3º ano e um do 4º ano; Grupo 3 – Alfabético- três alunos do 5º ano e dois do 4º ano;
Essa divisão vai alternando, conforme os alunos vão apresentando mudanças nas suas aprendizagens.
O projeto teve início no começo do mês de julho, como nossa escola funciona em turno integral durante três dias da semana, o projeto é realizado no turno da tarde, com intervenções das professoras através de atividades diferenciadas para cada nível de alfabetização, também através de atividades lúdicas, como os jogos.
Os jogos de alfabetização podem favorecer anto a compreensão da natureza e do funcionamento
do sistema de Escrita Alfabética quanto a consolidação do processo de alfabetização... Apesar de constituírem importantes recursos didáticos para alfabetizar, os jogos não
garantem por si só a aprendizagem da escrita alfabética, sendo necessária a mediação
do professor durante a realização das atividades. SILVA, Alexsandro da, UFPE/ Centro de Estudos em Educação e Linguagem.Pág.58;
Os jogos são utilizados diariamente em sala de aula, pela maioria dos professores, utilizados para ampliar o conhecimentos, desafiar as crianças e integrar diferentes componentes curriculares.
A união dessas professoras é fundamental, para planejarem as atividades referentes ao projeto e para analisarem as mudanças a serem realizadas ao longo da sua aplicação.
É importante que as nossas ações sejam destinadas a cada aluno ou grupos de alunos
considerando os diferentes modos de aprender presentes
em uma turma heterogênea. SILVA,
Rosane Aparecida Favoreto,( Caderno 1, PNAIC, pág.57)
O professor tem que estar atento as especificidades de cada aluno, que compõem cada grupo atendido nas intervenções pedagógicas.
Referências bibliográficas:
Brasil, Ministério da Educação, PNAIC, Caderno 4: A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização: Diversos jogos no Ciclo de Alfabetização, Pág.58, Brasília, 2015;
Brasil, Ministério da Educação, PNAIC, Caderno 1: Currículo na perspectiva da Inclusão e da diversidade : Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas no Ciclo de Alfabetização,Pág.57, Brasília, 2015;
Brasil, Ministério da Educação, Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, Brasília 2007.
PROJETO 3-
INCLUSÃO
COMO PARTE DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM ANOS INICIAIS
Professora Brígida Maria Garcia da Silva
- E.M.E.F.Padre Libório Poersch
INTRODUÇÃO
Este
presente projeto tem como objetivo relatar a pratica Pedagógica analisando o processo de inclusão do aluno
especial como parte da aprendizagem nos
anos iniciais e ensino Fundamental, fazendo
com que cada profissional perceba a necessidade do aluno na escola
analisando cada desafio e novas perspectiva e uma inclusão estimulando uma boa
relação de respeito no sentido da valorização e estimulo do aluno.
Por
meio desse projeto relatar e propor uma
troca na qual o aluno tenha a oportunidade de fazer parte desse processo como
um todo.
Durante
este ano , nós educadores, nos deparamos com um grande público das crianças com
deficiências e procuramos nos adaptar ao máximo, para oferecer apoio e trabalho
pedagógico que auxilie no desenvolvimento dessas crianças, na sala de aula e em
todo o espaço físico da escola, como o AEE além do desenvolvimento da
socialização Será um trabalho no qual terá a duração de todo este ano Letivo com o objetivo de realizar novas
descobertas que possam ajudar a todos
sejam alunos ou professores.
. Faço então a seguinte pergunta: será que estamos realmente trabalhando da forma correta? Quais são as perspectivas da Educação Inclusiva dentro da Rede Municipal de Educação? A forma de atuação dos educadores e auxiliares estão adequadas para receber e trabalhar com esses alunos?
Justificativa
A
educação inclusiva vem recebendo um destaque na questão das Politicas Públicas
com uma grande oferta nas escolas
Publicas e Privadas para garantir uma maior oportunidade de forma complementar
e suplementar a esses alunos, O presente projeto tem por objetivo o
cumprimento da legislação federal que garante ao aluno especial o direito à educação em um sistema educacional
inclusivo em todos os níveis.. com organização
e oferta de atendimento as necessidades educacionais específicas de estudantes
com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotado,
autistas cada vez mais presentes da rede regular
de ensino .. O desenvolvimento inclusivo das escolas é um processo contínuo que
se fortalece quando fundamentada nos princípios de igualdade de oportunidades,
não discriminação, acessibilidade, participação e inclusão, respeito à
diferença, aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade
humana, tendo em vista o pleno exercício dos direitos, a autonomia e o respeito
à dignidade referentes a essas pessoas.
OBJETIVOS
Analisar
a percepção das educadoras sobre o processo de inclusão de crianças com
deficiências
Identificar
como cada um de nós profissionais percebemos a situação de cada aluno com deficiências
dentro da unidade escolar.
Analisar quais são os desafios e perspectivas
para uma Inclusão de qualidade.
Buscar
soluções de forma coletiva para que possamos adaptar e ajudar nosso aluno
Dar
a possibilidade de todas as crianças e adolescentes terem o direito deles
garantido, que é a educação desde o ensino base, independentemente da classe
social, condição psicológica ou física.
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Baseada nas dificuldades encontradas pela instituição escolar ao receber esses aluno, como também a grande falta de preparo dos educadores em trabalhar com esses alunos , seja de forma presencial ou remota. Causando assim grandes dificuldades para que acompanhem os demais. E com o objetivo pelo qual essas crianças não fiquem excluídas na sala de aula , foi necessário um trabalho coletivo entre os educares e o atendimento do AEE para ajudar em novas descobertas e adotas desafios para ampliar os conhecimentos e ajudar em novas descobertas, mas para que tal processo aconteça é necessário que todos tenham um pouco de comprometimento, vontade e principalmente disposição , pois são desafio que a cada dia nos coloca diante de situações novas. E cabe a nós educadores buscar esses novos desafios para nosso aluno.
METODOLOGIA
Um dos grandes desafios que vivemos dentro da Rede Municipal de Ensino (apesar de serem muitos) é a inclusão social, uma vez que muitas vezes temos estudar bastante cada caso, para que possamos trabalhar no sentido de contribuir para a educação desses alunos com as suas necessidades . Neste ano de trabalho na Rede Municipal , estamos todos trabalhando com crianças com diversas deficiências e com especificidades variadas. São casos de Síndrome de Down, Altas habilidades, , atraso global, dislexia, e Autismo. Em especifico o Autismo que é no qual realizo meu trabalho. Durante todo esse período de trabalho nós professores, em todo o momento, nos deparamos com tal situação e tentamos nos organizar ao máximo para oferecer apoio e trabalho que ajude no desenvolvimento dessas crianças dentro de sala e no espaço físico da escola, além da sua socialização., de forma adaptada Será que nossa escola tem trabalhado de forma efetiva para garantir uma educação inclusiva ?
REFERENCIAL TEÓRICO
SILUK
,Ana Claudia Pavão( 0rg) Atendimento
Educacional Especializado-2012
Cesar
Coll, Álvaro Marcheis, Jesus Palácios, Desenvolvimento Psicológico e
Educação-Porto Alegre,2004
CONSIDERAÇOES FINAIS
Organizar o trabalho pedagógico na escola pública é abrangente. Trata-se de um trabalho coletivo que busca diariamente a autonomia, liberdade, a participação na construção do aprendizado .. Na prática do cotidiano da escola, na família está se conhecendo cada um dos alunos. Aprendendo que é essencial identificar os conhecimentos e as potencialidades de que ele já dispõe, para poder planejar os passos seguintes do processo de ensino e de aprendizagem. Aprendendo sobre a importância de usar seus conhecimentos para e para o mundo ,buscando aproveitar e valorizar o que cada em especial tem de melhor dentro de si. Pois sabemos que cada de acordo com suas potencialidades tem condições de contribuir para o seu crescimento, tão embora seja pouco mas de muito significado para nosso aluno. E essa parceria depende de todos nós, pois sozinhos não conseguiremos construir nada.
ANEXOS
ATIVIDADES EM SALA
FRAÇÕES
FELIN
PROJETO 4-
O AMBIENTE SOMOS NÓS
Professora Ana Joaquina da Cruz
- E.M.E.F.Ernesto Che Guevara
II. Introdução
O projeto “O ambiente somos nós”, trata da relação dos seres humanos com a preservação do meio ambiente, focando no descarte correto do lixo, visto que o publico alvo do projeto são moradores do interior, assim como a professora e não temos coleta seletiva de lixo, sendo assim o descarte do mesmo é um problema muito sério, pois geralmente é jogado no meio ambiente.
III. Justificativa:
Levando em conta a necessidade de trabalhar a preservação do meio ambiente, pois este não deve ser tratada como algo distante do dia a dia dos alunos, mas como parte de suas vidas. A questão do descarte correto do lixo é algo de suma importância pois através dele é possível tirar do meio ambiente coisas que levariam décadas para desintegrar. Pensando nisso montei um projeto sobre o tema para trabalhar em sala de aula.
IV. Objetivo Geral:
O objetivo deste projeto é conscientizar as crianças sobre a preservação de nosso planeta, fazer com que entendam que toda a ação tem uma reação, que por menor que seja essa ação vai ter uma consequência.
V. Delimitação do problema:
•
Cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
• Reciclagem de lixo e seus inúmeros
benefícios;
•
Valorização do meio ambiente.
VI. Metodologia:
Fazer um cartaz com as lixeiras, explicar o porquê das cores das lixeiras, orientá-los que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim: Coletor amarelo: metal, Coletor azul: papel, Coletor vermelho: plástico, Coletor Verde: vidro, Coletor marrom: lixo orgânico.
Manuseio de livros de história;
Interpretações oral, escrita e através de desenhos dos textos lidos;
Criação de histórias em quadrinhos sobre o meio ambiente;
Construir um brinquedo com sucata trazida de casa, como: bi boque, o vai e vem, o pião.
VII. Referencial Teórico:
Edson Gabriel Garcia – A febre do Planeta Fernando Carraro – Uyrá o defensor do Planeta.
VIII. Considerações finais:
O projeto é interdisciplinar e será trabalhado durante todo o ano letivo com as turmas do 4º e 5º ano.
IX. Anexos:

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