PRÊMIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 2022- ANOS INICIAIS

 


PRÊMIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - CATEGORIA ANOS INICIAIS

PROJETO 1- 

Nome do Projeto: “Sozinhos não somos nada. Juntos seremos fortes”!

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch

Turma: 2º Ano – A                     Período de aplicação: Todo Ano Letivo (2022)

Professor responsável: Darcy Sérgio Machado Ferreira

Introdução:

     O mundo, de um modo geral está passando por transformações sócias afetivas entre nações, povos, grupos e famílias. Portanto, os meios comunicativos, as redes sociais, ao mesmo tempo em que exercem seu papel fundamental, que é a comunicação, acabam transformando entre tantos episódios, uma desigualdade diante do papel sobre a comunicação ao qual exerce fazendo com que a humanidade torne-se cada vez mais individualista, materialista nos seus atos, o que, para nós educadores, é um enorme desafio na escola dentro do nosso ofício de educadores mostrar que ainda há outro caminho, a possibilidade de ensinar nossas crianças desde pequenas compreenderem o sentido de um mundo mais justo, sem diferenças, sem desigualdades e tornando-as mais amorosas entre si, na comunidade onde vive juntamente com a sociedade que se insere.

Justificativa:

que conteúdos ensinar, a favor de que ensiná-los, a favor de quem, contra quem. Quem escolhe os conteúdos e como são ensinados. Que é ensinar? Que é aprender? Como se dão as relações entre ensinar e aprender? Que é o saber de experiência feito? Podemos descartá-lo como impreciso desarticulado? Como superá-lo? Que é o professor? Qual seu papel? E o aluno, que é? E o seu papel? (...) Como superar a tentação basista, voluntarista, e como superar também a tentação intelectualista, verbalista, blablabante? Como trabalhar a relação linguagem – cidadania?” (pp.135-136).

   Com esta afirmação do então Educador Paulo Freire, a proposta do Projeto é exatamente direcionar aos nossos pequenos, os ensinamentos para as crianças voltadas para objetivos que os mesmos sejam “elos” de transformação social e “multiplicadores de conhecimentos” aproximando o aprendizado com ações concretas no meio em que vivem ainda pequenos.

  É preciso, aproveitar os espaços de aprendizados na escola de modo que a superação do educador tenha o importante papel ao valorizar os conhecimentos trazidos pelo aluno que, entre tantos, as várias possibilidades de aberturas destes conhecimentos para as diversas áreas no seu relacionamento social.

  Acima de tudo, precisamos “resgatar” o verdadeiro conceito de que: “não vivemos isolados”, precisamos estar próximos da família, precisamos compreender o verdadeiro significado de nossas vidas em comunidade, precisamos acima de tudo conhecer nossos direitos e deveres, estar atentos aos acontecimentos relacionados ao meio ambiente e fortalecer a compreensão de que nada se faz através do individualismo e sim através do coletivo e social.

Objetivos:

- Participar de escrita e leituras de textos relacionados aos temas desenvolvidos no Projeto, valorizando as discussões através do professor/aluno/família/comunidade.

- Despertar o olhar crítico através de atividades artísticas aprimorando a discussão sobre o tema do Projeto.

- Promover a interação das crianças nas discussões temáticas voltadas para cidadania na comunidade.

- Realizar trocas de conhecimentos através do intercâmbio Brasil/França sob orientação do professor,

 

 

Metodologias:

O Projeto “Sozinhos não somos nada. Juntos seremos fortes”!, está sendo direcionado para crianças em fase de alfabetização (segundo ano), de modo que serão oferecidas diversas modalidades de atividades através de leituras, escrita de pequenos textos, noções matemáticas, valorização do meio em que vive, ações solidárias, atividades desenvolvidas através da música, pinturas artesanais de modo que o aluno possa expor seu ponto de vista tornando-se “multiplicador de conhecimentos” na comunidade.

  Neste ano letivo foi implantado o sistema de ensino SIM – FTD, que baseado nas leituras de textos, discussões mediadas pelo professor sobre os assuntos debatidos, partiu-se para o concreto de construções de maquetes, análises de consumo de energia e água, (noções monetárias), discussões sobre as questões ambientais e sociais.

Cronograma:

Março

- Escrita e leitura de pequenos textos;

- Atividades relacionadas com o Dia Internacional da Mulher; (leitura poesia)

- Atividades sobre o Dia mundial da Água; (leitura poesia)

- Campanha da Fraternidade;

 

Abril

- Escrita, leitura e produção de pequenos textos;

- Páscoa – Símbolo Pascal – Ovo

- Monteiro Lobato – Felin

Maio

Dias das Mães;

- Escrita, leitura e produção de pequenos textos; (poesia)

Música; (imagens da coreografia)

Junho

Escrita, leitura e produção de pequenos textos;

Dia do meio Ambiente;(participação da turma na Sessão da Câmara de Vereadores no dia06/06/2022)

Música “É tempo de ser feliz – Cristina Mel (apresentação na Sessão da Câmara de Vereadores em 06/06/2022)

Envio de relatos através do WhatsApp relacionados a trocas e conhecimento e experiências para crianças em escolas francesas (troca de conhecimentos).

Festas Juninas (imagens mesa farta junina)

Inverno

Julho

- Escrita, leitura e produção de pequenos textos;

- Registro nos anexos do Projeto sobre as atividades já realizadas.

Agosto

- Escrita, leitura e produção de pequenos textos;

- Encaminhamento de atividades para trocas de experiências e conhecimentos com alunos de Escola na França.

Musica;

Dia dos Pais; (Festa da Família)

Setembro

- Escrita, leitura e produção de pequenos textos;

-Semana da Pátria;

- Semana Farroupilha;

- Primavera

- Música;

Outubro

- Escrita, leitura e produção de pequenos textos;

Semana da Criança;

Música.

Novembro

- Escrita, leitura e produção de pequenos textos;

Semana da Consciência Negra;

Dezembro

Natal.

Avaliação do Projeto:

   O presente Projeto terá como critérios de avaliação no final da aplicação do mesmo ( final das atividades no mês de dezembro) seguindo os critérios abaixo:

- Participação dos alunos nas atividades;

- Evolução na leitura e escrita;

- Desenvolvimento através do senso crítico de cada aluno ao opinar sobre cada atividade proposta;

- Participação da família através das discussões sobre o Projeto;

 

 

Anexos:

Março

 

Poesia

Mulher bonita

Marcelo FoucketRosembrock

Mulher bonita

Não é aquela que parece perfeita

Mulher bonita

É aquela que é verdadeira

Mulher bonita

Também tem barriga

Mulher bonita

Não é uma sereia perfeita

Mulher bonita

Tem estrias na barriga

Mulher bonita

Tem beleza verdadeira

Mulher bonita

É morena, é mulata e negra

Mulher bonita

Tem na sua essência a beleza

Mulher bonita

Pode ser loira ou ruiva

Terá sempre a sua beleza

Mulher bonita

É alma, é coração e inteligência...

Mulher bonita

É isso... é verdade, é intensa...

Mulher bonita...

 

(ver cópias da mensagem para a Mulher)

 

Dia mundial da Água (poesia)

 

Água clarinha

que corre, que desce...

Que sobe, que cai!

que é fumacinha.

Que são pedacinhos

que mudam de forma, constantemente.

Que sai das nuvens,

que alegra as plantas.

Que sacia a sede de plantas e animais.

E a minha também, não falte jamais!

Autor desconhecido

 

Água

Sou cristalina e fresca,

salgada e doce.

Todos dependem de mim.

Sou vida.

Existo nas nuvens, em forma de gotas,

e quando caio me chamam de chuva.

Existo nos rios, nos lagos, nos mares,

nas geladeiras e até mesmo nos lençóis subterrâneos.

Corro nos leitos e pulo de altas quedas,

banho-te todos os dias e mato a tua sede.

Alegro as plantas quando as rego,

e balanço os barcos nos mares.

Você acha que sou farta, por isso me desperdiça,

você me polui, me maltrata!

Estou morrendo e você nem percebe.

 

Dia do Filho

(para o pai)

Feliz é o homem

que sabe dar banho,

alimentar, cuidar, dar amor.

 Carinho não é ajuda

e sim obrigação

de Pai.

(para a mãe)

Para lembrar

(...)

Lembra dos nossos abraços infinitos,

quando a gente vivia repetindo:

“Vamos ficar assim para sempre!”,

abraço de mãe e filho.

Amor imenso, tão bonito!

(...)

E lembra da minha promessa,

ao te pedir para não ter pressa,

de que meu colo será sempre teu,

assim como o amor meu.

Não importa qual a tua idade

“até quando tiveres mil anos”

E para toda eternidade.

Talita – 23/06/2017

 

 

 

Dia do Meio ambiente (05 de junho)

Eco lógico

 

Se aos pássaros perguntares

Quem polui os nossos ares,

onde os pulmões se consomem,

o eco lógico responde:

... homem ... homem ... homem ...

 

E o húmus de nosso chão,

que resta pro nosso pão

logo após uma queimada?

 

O que era o Saara?

A Amazônia o que será?

Um futuro muito incerto?

O eco lógico responde:

... só deserto ... só deserto...

 

O que resta desmatando,

O que sobra devastando,

Ao homem depredador?

O eco lógico responde:

...só a dor ... a dor ... a dor

 

Que precisa a Natureza

para manter a sua beleza

e amainar a sua dor?

O eco lógico, responde:

... mais amor ... amor ... amor.

 

Autor desconhecido.

 

A invenção do abraço

Há abraços longos

e curtos,

magros e gordos.

Há braços brancos

e negros,

de velhos e crianças.

Há braços de homens e mulheres,

há braços e braços.

Até que um dia

alguém deu um passo, diminuiu o espaço

e fez do braço

um laço.

Foi um sucesso,

virou moda,

e até na hora

do fracasso

se há braço

há abraço.

 

Ricardo Silvestres

É tudo invenção

São Paulo, Ática. 2001.

Referências:

- Paulo Freire, Vida e obra. / Organizado por Ana Ana Inês Souza, Gisele Moura Schinoorr, Sônia Fátima Schwendler, Marilene A. Amaral Bertolini, Targélia de Souza Albuquerque, Maria Aparecida Zanetti.

- São Paulo : Expressão Popular, 2001. 368p.

ISBN: 5-87394-24-X

1.Educação. 2. Freire, Paulo,1921 – 1997 . 3. Educação popular. 4. Pedagogia. 1. Souza, Ana Inês. Org.

                                                                                   CDD 21.ed

                                                                                              370

                                                                                 CIP-NBR12889-AACR

 

- SIM Sistema de ensino: ensino fundamental: anos iniciais, 2º ano : língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, inglês, arte, caligrafia. – 2. Ed. – São Paulo : FTD, 2019.

 

- CD “Mania de ser feliz” Cristina Mel – Música: É tempo de ser Feliz.

Educação Ambiental. Da teoria à prática

E24Educação ambiental :  da teoria à pratica / organização /Cassiano Pamplona Lisboa, EuniceAitaIsaiaKindel ; Alexandre José Diehl Krob ... [et al.]. – Porto Alegre: Mediação, 2012.

144p.

Inclui bibliografia.

ISBN 978-85-7706-076-4

1.Educação Ambiental. 2. Educação Básica. 3.Ecologia. 4.Prática de ensino. 5. Professores – formação. I. Lisboa, Cassiano Pamplona. II. Kindel, Eunice AitaIsaia. III. Krob, Alexandre José Diehl.











Vídeos:

 

Leitura da poesia e reflexão do Rafael

 

https://www.youtube.com/watch?v=k0wuavaM3YI&t=8s

 

Poesia e reflexão da Antonella

 

https://www.youtube.com/watch?v=d6PR1H8fz6A

 

Leitura da poesia e reflexão do Hendrick.

https://www.youtube.com/watch?v=WfTR42osgIc

 

Poesia e reflexão da Sophia

https://www.youtube.com/watch?v=h3n0l1pWgic

Poesia e reflexão da Bibyana

https://www.youtube.com/watch?v=eBWfQG5eRvU

Poesia e reflexão do Thomaz

https://www.youtube.com/watch?v=jy4IFGIyw8o

Poesia e reflexão da Luzia

https://www.youtube.com/watch?v=x-dMYH8bJyM

Poesia e reflexão da Isabelli

https://www.youtube.com/watch?v=0yhJqzUg6Fs

Poesia e reflexão da Maysa

https://www.youtube.com/watch?v=H13ZbBrIDP4

Poesia e reflexão do Benjamin

https://www.youtube.com/watch?v=1nSeURK5lGA

Felin 2022

https://www.youtube.com/watch?v=Utivpyd1FZ0&t=4s

Sessão na Câmara de Vereadores

https://youtu.be/0tQ8_QTOFv4



PROJETO 2- 

Intervenções pedagógicas na alfabetização pós Pandemia

Professora Enairen Charqueiro Pinto- E.M.E.F.Carolina Anália Morais Sais


Introdução:

O presente projeto tem a finalidade de resgatar as aprendizagens perdidas e não adquiridas pelo aluno e retomada das habilidades em consequência ou não da Pandemia.

 

 

Justificativa:

As professoras da sala de aula viram a necessidade de recuperar aprendizagens, pois seus alunos apresentavam níveis de alfabetização muito distintos e agravou-se a situação com a Pandemia.

 

 

Metodologia:

Num primeiro momento foi realizada em colaboração com a equipe da SME, o teste da Psicogênese, para verificarmos os níveis de alfabetização que se encontram os alunos dos anos iniciais ( de 1º a 5º ano), desta instituição de ensino.

Realizamos então uma reunião com a direção, coordenação, professoras das turmas e Atendimento Educacional Especializado ( AEE), acertamos que poderíamos dividir os alunos em três grupos, os quais seriam atendidos pelas professoras das salas e professora do AEE.

Esses grupos são:

 

Grupo1- Pré-silábico Composto com um aluno do ano, um aluno do ano, dois alunos do 3º ano e um aluno do 4º ano;

Grupo 2 - Silábico- Composto por três alunos do 3º ano e um do 4º ano; Grupo 3 Alfabético- três alunos do 5º ano e dois do 4º ano;

Essa divisão vai alternando, conforme os alunos vão apresentando mudanças nas suas aprendizagens.

O projeto teve início no começo do mês de julho, como nossa escola funciona em turno integral durante três dias da semana, o projeto é realizado no turno da tarde, com intervenções das professoras através de atividades diferenciadas para cada nível de alfabetização, também através de atividades lúdicas, como os jogos.


 

Os jogos de alfabetização podem favorecer anto a compreensão da natureza e do funcionamento do sistema de Escrita Alfabética quanto a consolidação do processo de alfabetização... Apesar de constituírem importantes recursos didáticos para alfabetizar, os jogos não garantem por si só a aprendizagem da escrita alfabética, sendo necessária a mediação do professor durante a realização das atividades. SILVA, Alexsandro da, UFPE/ Centro de Estudos em Educação e Linguagem.Pág.58;

 

 

Os jogos são utilizados diariamente em sala de aula, pela maioria dos professores, utilizados para ampliar o conhecimentos, desafiar as crianças e integrar diferentes componentes curriculares.

A união dessas professoras é fundamental, para planejarem as atividades referentes ao projeto e para analisarem as mudanças a serem realizadas ao longo da sua aplicação.

É importante que as nossas ações sejam destinadas a cada aluno ou grupos de alunos considerando os diferentes modos de aprender presentes em uma turma heterogênea. SILVA, Rosane Aparecida Favoreto,( Caderno 1, PNAIC, pág.57)

 

 

O professor tem que estar atento as especificidades de cada aluno, que compõem cada grupo atendido nas intervenções pedagógicas.


Referências bibliográficas:

Brasil, Ministério da Educação, PNAIC, Caderno 4: A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização: Diversos jogos no Ciclo de Alfabetização, Pág.58, Brasília, 2015;

Brasil, Ministério da Educação, PNAIC, Caderno 1: Currículo na perspectiva da Inclusão e da diversidade : Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas no Ciclo de Alfabetização,Pág.57, Brasília, 2015;

Brasil, Ministério da Educação, Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, Brasília 2007.












PROJETO 3- 

INCLUSÃO COMO  PARTE DO PROCESSO ENSINO  APRENDIZAGEM             ANOS INICIAIS

Professora Brígida Maria Garcia da Silva

- E.M.E.F.Padre Libório Poersch

INTRODUÇÃO

 

Este presente projeto tem como objetivo relatar a pratica Pedagógica  analisando o processo de inclusão do aluno especial  como parte da aprendizagem nos anos iniciais e ensino Fundamental, fazendo  com que cada profissional perceba a necessidade do aluno na escola analisando cada desafio e novas perspectiva e uma inclusão estimulando uma boa relação de respeito no sentido da valorização e estimulo do aluno.

Por meio desse  projeto relatar e propor uma troca na qual o aluno tenha a oportunidade de fazer parte desse processo como um todo.

Durante este ano , nós educadores, nos deparamos com um grande público das crianças com deficiências e procuramos  nos adaptar  ao máximo, para oferecer apoio e trabalho pedagógico que auxilie no desenvolvimento dessas crianças, na sala de aula e em todo o espaço físico da escola, como o AEE além do desenvolvimento da socialização Será um trabalho no qual terá a duração de todo este ano  Letivo com o objetivo de realizar novas descobertas que possam ajudar a todos   sejam alunos ou professores.

. Faço então a seguinte pergunta: será que estamos realmente trabalhando da forma correta? Quais são as perspectivas da Educação Inclusiva dentro da Rede Municipal de Educação? A forma de atuação dos educadores e auxiliares estão adequadas para receber e trabalhar com esses alunos? 

Justificativa

 

A educação inclusiva vem recebendo um destaque na questão das Politicas Públicas com uma grande oferta  nas escolas Publicas e Privadas para garantir uma maior oportunidade de forma complementar e suplementar a esses alunos, O presente projeto tem por objetivo o cumprimento da legislação federal que garante ao aluno especial  o direito à educação em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis..  com organização e oferta de atendimento as necessidades educacionais específicas de estudantes com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotado,   autistas cada vez mais presentes da rede regular de ensino .. O desenvolvimento inclusivo das escolas é um processo contínuo que se fortalece quando fundamentada nos princípios de igualdade de oportunidades, não discriminação, acessibilidade, participação e inclusão, respeito à diferença, aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana, tendo em vista o pleno exercício dos direitos, a autonomia e o respeito à dignidade  referentes a essas pessoas.

 

OBJETIVOS

 

Analisar a percepção das educadoras sobre o processo de inclusão de crianças com deficiências

Identificar como cada um de nós profissionais  percebemos a situação de cada aluno com deficiências dentro da unidade escolar.

 Analisar quais são os desafios e perspectivas para uma Inclusão de qualidade.

Buscar soluções de forma coletiva para que possamos adaptar e ajudar nosso aluno

Dar a possibilidade de todas as crianças e adolescentes terem o direito deles garantido, que é a educação desde o ensino base, independentemente da classe social, condição psicológica ou física.


DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

 

Baseada nas dificuldades encontradas pela instituição escolar ao receber esses aluno, como também a grande falta de preparo dos educadores em trabalhar com esses alunos , seja de forma presencial ou  remota. Causando assim grandes dificuldades para  que acompanhem os demais. E com o objetivo pelo qual essas crianças não fiquem excluídas na sala de aula , foi necessário um trabalho coletivo entre os educares e o atendimento do AEE para ajudar em novas descobertas e adotas  desafios para ampliar os conhecimentos e ajudar em novas descobertas, mas  para que tal processo aconteça é necessário que todos tenham um pouco de comprometimento, vontade  e principalmente disposição , pois são desafio que a cada dia nos coloca diante de situações novas. E cabe a nós educadores buscar esses novos desafios para nosso aluno.

METODOLOGIA

 

Um dos grandes desafios que vivemos dentro da Rede Municipal de Ensino (apesar de serem muitos) é a inclusão social, uma vez que muitas vezes temos estudar bastante cada caso, para que possamos trabalhar no sentido de contribuir para a educação desses alunos com  as suas necessidades .  Neste  ano de trabalho na Rede Municipal , estamos  todos  trabalhando com crianças com diversas deficiências e com especificidades variadas. São casos de Síndrome de Down,  Altas habilidades, , atraso global, dislexia,  e Autismo. Em especifico o Autismo que é no qual realizo meu trabalho. Durante todo esse período de trabalho nós professores, em todo o momento, nos deparamos  com tal situação e tentamos nos organizar ao máximo para oferecer apoio e trabalho que ajude no desenvolvimento dessas crianças dentro de sala e no espaço físico da escola, além da sua socialização., de forma adaptada Será que nossa escola tem trabalhado de forma efetiva para garantir uma educação inclusiva ?

REFERENCIAL  TEÓRICO

 

SILUK ,Ana Claudia Pavão( 0rg)  Atendimento Educacional Especializado-2012

Cesar Coll, Álvaro Marcheis, Jesus Palácios, Desenvolvimento Psicológico e Educação-Porto Alegre,2004

 

                                   CONSIDERAÇOES FINAIS

 

Organizar o trabalho pedagógico na escola pública é abrangente. Trata-se de um trabalho coletivo que busca  diariamente a autonomia, liberdade, a participação na construção do  aprendizado .. Na prática do cotidiano da escola,  na família está se conhecendo cada um dos alunos. Aprendendo que é essencial identificar os conhecimentos e as potencialidades de que ele já dispõe, para poder planejar os passos seguintes do processo de ensino e de aprendizagem. Aprendendo sobre a importância de usar seus conhecimentos para e para o mundo ,buscando aproveitar e valorizar o que cada em especial tem de melhor dentro de si. Pois sabemos que cada de acordo com suas potencialidades tem condições de contribuir para o seu crescimento, tão embora seja pouco mas de muito significado para nosso aluno. E essa parceria depende de todos nós, pois sozinhos não conseguiremos construir nada.

ANEXOS



ATIVIDADES EM SALA



FRAÇÕES



FELIN



Exemplo de atividade


PROJETO 4- 

O AMBIENTE SOMOS NÓS

Professora Ana Joaquina da Cruz

- E.M.E.F.Ernesto Che Guevara

II.  Introdução

 

O projeto “O ambiente somos nós”, trata da relação dos seres humanos com a preservação do meio ambiente, focando no descarte correto do lixo, visto que o publico alvo do projeto são moradores do interior, assim como a professora e não temos coleta seletiva de lixo, sendo assim o descarte do mesmo é um problema muito sério, pois geralmente é jogado no meio ambiente.

 

III.  Justificativa:

 

Levando em conta a necessidade de trabalhar a preservação do meio ambiente, pois este não deve ser tratada como algo distante do dia a dia dos alunos, mas como parte de suas vidas. A questão do descarte correto do lixo é algo de suma importância pois através dele é possível tirar do meio ambiente coisas que levariam décadas para desintegrar. Pensando nisso montei um projeto sobre o tema para trabalhar em sala de aula.

IV.  Objetivo Geral:

 

O objetivo deste projeto é conscientizar as crianças sobre a preservação de nosso planeta, fazer com que entendam que toda a ação tem uma reação, que por menor que seja essa ação vai ter uma consequência.


V.  Delimitação do problema:

 

  Cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;

 

  Reciclagem de lixo e seus inúmeros benefícios;

 

  Valorização do meio ambiente.

 

VI.  Metodologia:

Fazer um cartaz com as lixeiras, explicar o porquê das cores das lixeiras, orientá-los que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim: Coletor amarelo: metal, Coletor azul: papel, Coletor vermelho: plástico, Coletor Verde: vidro, Coletor marrom: lixo orgânico.

Manuseio de livros de história;

Interpretações oral, escrita e através de desenhos dos textos lidos;


Criação de histórias em quadrinhos sobre o meio ambiente;

Construir um brinquedo com sucata trazida de casa, como: bi boque, o vai e vem, o pião.

 

VII.  Referencial Teórico:

Edson Gabriel Garcia – A febre do Planeta Fernando Carraro – Uyrá o defensor do Planeta.

 

VIII.  Considerações finais:

O projeto é interdisciplinar e será trabalhado durante todo o ano letivo com as turmas do 4º e ano.

 

IX.  Anexos:












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