Prêmio Práticas Pedagógicas 2022- Categoria Visitante e Convidados

 




Prêmio Práticas Pedagógicas -  Categoria Visitante e Convidados

Categoria Visitante:

Inclusão, privilégio de viver com as    diferenças

Professora Ana Joaquina da Cruz- APAE- Herval



II.  Introdução:

 

O seguinte projeto fala sobre o trabalho que está sendo desenvolvido com alunos autistas da rede municipal de ensino, os mesmos estão sendo atendidos na Apae.

III. Justificativa:

 

Pensando em uma educação inclusiva que busque assegurar a todos os estudantes a igualdade de oportunidades educativas, proporcionando espaço para o desenvolvimento dos mesmos, levando em consideração suas potencialidades e especificidades, estou desenvolvendo este projeto de forma lúdica para que assim possa despertar mais a atenção dos alunos. Beauclair (2007), afirma que a inclusão é o movimento humano de celebrar a diversidade, envolvendo o sentimento de pertencer, de fazer parte de, é a valorização da diferença e a busca de uma cidadania ativa construtora de qualidade de vida para todos.

IV.Objetivo Geral:

 

Desenvolver a comunicação oral e corporal de cada aluno.

 

V.  Delimitação do problema:

 

Autismo e suas especificidades;

 

VI.  Metodologia:

Atividades para desenvolver coordenação motora ampla e fina, desenvolver a fala, socialização, leitura, etc.

Atividades de quebra cabeça; Jogos da memória;

Bingo de letras; Alfabeto móvel; Contação de histórias; Literatura infantil;

 

VII.  Referencial Teórico:

BEUCLAIR,   J.    Incluir,   um   verbo    necessário   a    inclusão:   (pressupostos psicopedagógicos). São José dos Campos, 2007.


 

VIII.  Considerações Finais:

O projeto é trabalhado todo de forma lúdica e será desenvolvido durante todo o ano letivo.

IX.  Anexos:





Projeto Convidado

PROJETO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS:

PRÉ-HISTÓRIA LÚDICA: CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS E UTENSÍLIOS PRÉ-HISTÓRICOS NA ESCOLA.

Professor Luis Felipe Crespi Dias- E. M. E. F. Manoel Lima


II  - INTRODUÇÃO

 

O presente projeto intitulado Pré-História lúdica: construção de ferramentas e utensílios pré-históricos na escola, foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Lima, em parceria com os alunos do sexto ano.

Foram confeccionados utensílios e simulacros de armas, semelhantes àquelas utilizadas por nossos antepassados do período histórico denominado Pré-História.

Todo o material foi de autoria dos alunos, produzido a partir de matérias-primas semelhantes às encontradas no referido contexto histórico, ao longo das aulas da disciplina de História no primeiro trimestre letivo de 2022.


III  - JUSTIFICATIVA

No estudo histórico por vezes, se torna difícil desassociar conceitos como "velho", "ultrapassado", "atrasado", sendo a idiossincrasia de idéias uma das tarefas mais difíceis a ser superadas na prática docente da disciplina História.

O estudo do período historiográfico conhecido como "Pré-História" não está imune a tais condições, sendo muitas vezes, de difícil compreensão por parte dos educandos, ou objeto de pré-conceitos equivocados, muito embora, tal período histórico tenha nos brindado com avanços tecnológicos imensuráveis, e de grande contribuição para a sociedade atual.

Assim sendo, o presente projeto se propôs a abordar o tema citado de uma forma lúdica, a fim de que os educandos se tornassem agentes diretos na construção do saber, testemunhando a capacidade inventiva de nossos antepassados.


 

IV  - OBJETIVOS

O projeto se propunha a integrar elementos de ludicidade como brincadeiras e manualidades, com o estudo da Pré-História, inserido nas aulas da disciplina de História.

A fim de captar a atenção dos educandos e aprimorar o aprendizado, foram desenvolvidas oficinas de confecção de ferramentas e armas de conceito pré-histórico.

Uma vez que os alunos se tornaram parte do processo de ensino-aprendizagem, foi observado um acréscimo no interesse dos mesmos no decorrer das aulas da disciplina citada.


V  - DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

A prática docente da disciplina de História, por vezes, apresenta desafios referentes à própria estrutura curricular da disciplina.

Promover a prática da imaginação e evitar a divagação dos alunos em temas com considerável distância histórica, nem sempre é possível utilizando metodologias tradicionais.

Assim sendo, torna-se mister que as práticas pedagógicas sejam adaptadas, visando uma maior compreensão dos conteúdos e saberes por parte dos educandos.

Nesse contexto de trabalho, fazer uso do lúdico apresenta potencial de ganho na aprendizagem, uma vez que os educandos demonstram maior interesse inicial na proposta de ensino, e passam a interagir mais com o objeto de estudo,

No caso específico deste projeto, foi possível observar que, fazer uso de manualidade, promoção da exploração nas cercanias da escola, em busca de materiais para a construção das ferramentas e de um cenário de aula "diferente", atraiu sobremaneira os educandos, que demonstraram interesse e grande nível de participação.


 

VI  - METODOLOGIA

Todos os objetos foram confeccionados pelos alunos da turma do sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Lima, sob assistência do professor Luis Felipe Crespi Dias, durante as aulas da disciplina de História.

Os educandos deveriam seguir algumas recomendações, como zelar pela sua segurança e dos demais colegas, utilizar apenas materiais compatíveis com aqueles encontrados pelos antigos humanos pré-históricos, e deveriam, preferencialmente, limitar o uso de ferramentas atuais.

O professor recebeu os objetos confeccionados, não fazendo nenhum tipo de modificação nos projetos, fazendo a catalogação e armazenamento dos mesmos.

Novas ferramentas e instrumentos foram construídos, e os educandos eram encorajados a coletar matérias-primas nas regiões em que viviam, trazendo elementos pessoais ao projeto.

Com o decorrer do trimestre letivo, as armas e ferramentas confeccionadas pelos alunos foram utilizadas para exemplificar as dificuldades e os avanços técnicos e cognitivos pelos quais os nossos antepassados passaram.

Foi promovido ainda, um evento de exposição dos objetos construídos, com um momento de aplicação prática das armas e ferramentas, quando cada educando manejava sua criação, demonstrando suas características e aplicações.


VII  - REFERENCIAL TEÓRICO

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>.

GUIDOTTI, C.; PORTO, L. O Lúdico em sala de aula: um recurso educativo para potencializar  o                                    ensino.                          [s.l:            s.n.].            Disponível           em:

<https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/14%20CO.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2022.

REVISTA; CEPA. Santa Cruz do Sul, v.37, n.49, out. [s.l: s.n.]. Disponível em:

<https://online.unisc.br/seer/index.php/cepa/article/view/12727/7605>.  Acesso   em: 02 ago. 2022.

ROLOFF, E. A importância do lúdico em sala de aula. [s.l: s.n.]. Disponível em:

<https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana-Mar garete-Roloff.pdf>.


VIII  - CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente trabalho surgiu como uma ideia, que seria proposta aos educandos da turma do sexto ano da E.M.E.F. Manoel Lima, para uma série de aulas na disciplina de História.

Em um primeiro momento, o planejamento era o de utilizar recursos unicamente encontrados nas dependências da escola, e aportar um par de períodos semanais da disciplina.

Com a interessante aceitação por parte dos educandos à proposta de trabalho, e com a repercussão tomada pelo mesmo, pensa-se então em ampliar o cronograma, e desenvolver um projeto mais robusto, e com a introdução de novas diretrizes e exigências.

Os resultados obtidos do ponto de vista pedagógico foram vários, e não se limitam apenas no desempenho na disciplina de História, uma vez que os alunos trabalharam juntos, compartilharam saberes, e exerceram o coleguismo, auxiliando uns aos outros.

Todos os objetos criados são funcionais, e estão armazenados na E.M.E.F. Manoel Lima, e ainda são utilizados de forma pontual nas aulas de História.











Nenhum comentário:

Postar um comentário